A ÁRDUA MISSÃO DE SALVAR VIDAS NA AMAZÔNIA

 


Só quem conhece o interior da Amazônia, a contradição desconcertante de ser tão bela e rica e seu povo tão pobre, sabe da dor de precisar - e não ter - especialistas e equipamentos para garantir vidas. Na quinta-feira (7), Kaio Gabriel, de seis meses, caiu de uma rede em Itaituba(PA), sofreu traumatismo craniano e precisava de craniotomia. Havia um hematoma grande e sangrante e o bebê tinha convulsões. Os pais levaram-no ao Hospital Municipal. Mas ele ir a um centro especializado. Foi providenciado o TFD (Tratamento Fora de Domicílio), só que não havia leitos disponíveis na rede estadual. Depois de dois dias, a regulação regional conseguiu uma vaga no Hospital Regional do Xingu, em Altamira. Porém, a equipe médica do Hospital Municipal de Itaituba não aconselhou a transferência: era preciso UTI aérea e não haveria tempo devido a uma série de circunstâncias, além do que a criança corria o risco de não suportar a viagem. Felizmente o neurocirurgião Erik Jennings Simões, que chefia a equipe de Neurocirurgia do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna, em Santarém, estava visitando o Hospital Regional do Tapajós, que fica em Itaituba, e imediatamente se dispôs a fazer a cirurgia, para descompressão de hematoma subdural. Ainda tinha um outro sério obstáculo: não havia um só anestesista em Itaituba. O médico intensivista Felipe Flores entrou em contato com o anestesista Marcos Leite, que também vai trabalhar no HRT e acabara de ir para Santarém. Ele se dispôs a ajudar, entretanto precisava retornar a Itaituba. O HRT pediu e a Prefeitura Municipal de Itaituba autorizou que o avião usado para transferir um paciente a Santarém levasse o médico de volta. A cirurgia foi um sucesso e o pequeno paciente deve ter alta em três dias.

 

A primeira neurocirurgia emergencial do Hospital Municipal de Itaituba contou com uma verdadeira rede solidária de anjos da guarda e envolveu trinta pessoas, entre diretoria e equipes das áreas administrativa, médica e de enfermagem, entre eles o coordenador de Enfermagem do HRT, Herickson Lee Mendes Ferreira, os enfermeiros Diogo Brasil, Sara Dione e Dalachyele Pires. Três unidades hospitalares de Itaituba cederam equipamentos e os insumos necessários para a cirurgia, que começou às 19h30 e terminou às 20h50. Erik Simões, Marcos Leite e Felipe Flores permanecem no município para assistir a evolução da criança, que está internada na Clínica Médica, acompanhada pela mãe, Nádia Prata.

 

Neurocientista, ambientalista, velejador, piloto de aeronaves de pequeno porte, fotógrafo e ser humano ímpar, amado pela população, admirado e renomado internacionalmente, Erik Jennings é, ainda, escritor e ativista social. Com um senso de dever que ultrapassa as fronteiras dos hospitais, ele vai às reservas indígenas da região prestar atendimento e salvar vidas, pilotando um Cessna 185. Os diálogos e o modo de ver o cotidiano e as transformações da Amazônia à beira do rio são o foco de seu último livro, no qual transbordam suas percepções de vivente no coração da Amazônia.

 

è por Franssinete Florenzano

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.