CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL E NO MUNDO

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 41.771.162 contaminados e 1.138.206 mortos no mundo. No Brasil são 5.323.630 contaminados e 155.900 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

REMDESIVIR APROVADO

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA) deu um importante passo no combate à pandemia e aprovou oficialmente o antiviral remdesivir para tratar pacientes em casos moderados e graves de Covid-19. Desta forma, o fármaco intravenoso se torna o primeiro e único tratamento totalmente liberado no país. Antes, ele já havia sido autorizado para uso emergencial. O remdesivir reduz o tempo de recuperação de pacientes hospitalizados, indicaram estudos. Os pacientes com a doença na forma moderada e grave apresentam rápida melhora no trato respiratório e redução da febre. O medicamento terá o custo de 390 dólares por frasco. Há testes com o antiviral também no Brasil.

MEDIDA EFICAZ

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, analisaram diversas medidas tomadas por 131 países para tentar reduzir a propagação da Covid-19. O estudo levou em conta a redução da taxa de contágio depois da adoção da norma e o aumento desse índice após seu relaxamento. Segundo a pesquisa, a proibição de eventos públicos foi a providência que mais evitou a transmissão da doença (24%). O fechamento de escolas e de locais de trabalho causou uma redução de 15% e 13%, respectivamente, 28 dias após sua introdução. Já a restrição da circulação de pessoas e a quarentena tiveram um impacto menor: 7% e 3%. Contudo, o estudo revelou que a eficácia dessas medidas sobe quando tomadas em conjunto.


DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO

As crianças em fase de alfabetização, cerca de 6 milhões no Brasil, foram as que mais sentiram o impacto de ficar longe da escola por meses. Agora, a pergunta dos pais é: como essa defasagem será vencida sem comprometer o próximo ano? Matéria de VEJA mostra que, apesar da pergunta fazer sentido, não há necessidade para ansiedade ou maiores preocupações. "É um exagero dizer que o estudante terá dificuldade para avançar no colégio. Esse prejuízo não será permanente", diz Marcos Raggazzi, diretor pedagógico do grupo Bernoulli. Para ajudar os pequenos, especialistas dizem que as famílias podem lançar desafios, incentivar a frequência on-line e deixar a tarefa de ensinar para o mestre.


PROMOÇÕES AGRESSIVAS

Com a aproximação do fim do ano, as agências de turismo e companhias aéreas têm aproveitado o desejo dos brasileiros de voltar a viajar para o exterior e lançado liquidações para driblar a crise. VEJA traz na edição desta semana uma matéria que mostra que os descontos, segundo a Decolar, podem chegar a 55%. E, apesar do dólar em alta, as melhores promoções vêm de companhias americanas. Já na Europa, segundo a CVC, Lisboa é hoje a cidade do continente com passagens mais em conta. Há, contudo, um entrave: a maioria dos destinos ainda está restrito para voos do Brasil. Neste sentido, o ideal é priorizar lugares totalmente abertos, como Turquia, Marrocos e Caribe.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.