MRN AMPLIA PROJETO DE APOIO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA COMUNIDADES DO ALTO TROMBETAS II
Mais de 80 alunos agora
recebem material escolar e didático, uniformes, refeições e transporte
Jovens das comunidades do
Alto Trombetas II, no município de Oriximiná, no Oeste do Pará, terão a
oportunidade de cursar o ensino médio com a expansão do Projeto de Apoio à
Educação Básica, que a Mineração Rio Norte (MRN) mantém com as comunidades
quilombolas vizinhas da empresa. Coordenada pela equipe técnica de Relações
Comunitárias da MRN, a ação é realizada desde 1997, quando o público-alvo
inicial eram alunos da comunidade do Boa Vista. A partir deste ano, a
iniciativa passa a ser ampliada para os moradores do Alto Trombetas II.
O projeto disponibiliza
aos participantes uma educação de qualidade, a partir do ensino em tempo
integral, e benefícios que contribuem para o sucesso dos resultados esperados.
“O projeto oferece escola com condições reais de participação desses alunos,
para que não haja evasão escolar e eles possam chegar ao fim de cada ano com a
série concluída. Fornecemos material escolar, didático, uniformes, quatro
refeições ao dia, além do transporte fluvial e terrestre, atendendo aos alunos
com mais conforto e segurança”, relata Júlio Ferreira, analista de Relações
Comunitárias da MRN e coordenador do projeto.
Os estudantes interessados
em participar do projeto devem atender a dois critérios: Serem alunos egressos
da rede pública e que seus pais ou responsáveis legais sejam moradores das
comunidades do Boa Vista ou Alto Trombetas II. Segundo Ferreira, a ampliação do
projeto atende à parceria firmada entre a MRN e a Associação dos Remanescentes
de Quilombo do Alto Trombetas II (ACRQAT) com o propósito de garantir educação
em nível de ensino médio para os estudantes destas comunidades. “Com a
ampliação do projeto em 2020, o número de alunos atendidos passou de 50 para
82. O objetivo é apoiar a educação básica nas modalidades de ensino em que o
sistema público não atende. No Boa Vista, o projeto atende o ensino fundamental
II e médio e, no território do Alto Trombetas II, vamos atender o ensino
médio”, comenta o coordenador.
O modelo de educação
integral adotado pelo projeto garante a permanência dos alunos na escola,
segundo Jean Rendeiro, diretor de Relacionamento do colégio Equipe e também
coordenador deste projeto por esta instituição de ensino em Trombetas. “O
projeto é inovador e essa realidade heterogênea é maravilhosa. Percebemos, no
dia da integração dos alunos, que essa conexão é possível e vai ser um sucesso.
Notamos a capacidade e o interesse de cada jovem ali presente em aprender
mais”, avalia.
Fonte/Fotos: Fabiana Gomes | Analista de Comunicação |
Communication Analyst | Temple Comunicação/Juracy Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário