CELPA LEVA ENERGIA ÀS COMUNIDADES INDÍGENAS DO OESTE DO PARÁ


A iniciativa faz parte do Programa Luz para Todos e deve beneficiar 130 famílias
As comunidades indígenas Mamãe Anã, localizada a 128 quilômetros da área urbana de Jacareacanga, e São Martins (distante 30 quilômetros do referido município), estão recebendo energia elétrica com obras executadas pela Celpa por meio do Programa Luz para Todos. Os trabalhos iniciaram em setembro e devem beneficiar um total de 130 famílias que residem nas duas localidades do oeste do Pará. Os serviços para levar energia elétrica de qualidade e segura, aos moradores das comunidades, estão previstos para serem concluídos em abril do próximo ano.
Mais de 1.300 postes de concreto e 52 transformadores vão garantir energia de qualidade e segura para os clientes. O investimento gira em torno de R$ 2,9 milhões. A chegada da energia vai facilitar a rotina de trabalho no campo, alavancando a produção da farinha e até propiciando a melhor conservação de alimentos.
Para o executivo de Expansão da Celpa, Lúcio Oliveira, o trabalho vai contribuir para o desenvolvimento da região. “Nosso objetivo é oferecer dignidade para esse povo, contribuindo com avanços nos processos básicos que são saúde, educação e cultura. Desta forma, a população passa a ter mais qualidade de vida, compartilhando as mesmas vantagens dos grandes centros”, acrescenta.
PROGRAMA LUZ PARA TODOS - É um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e realizado em parceria com os Governos Estaduais, as concessionárias de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural. No Pará, assim como nos demais estados do Brasil, existe um Comitê Gestor, presidido pelo Ministério das Minas e Energia, para gerenciar o programa e priorizar as obras.
COMO TER ACESSO AO PROGRAMA - Os moradores de áreas rurais que ainda não possuem energia elétrica, podem fazer o pedido da ligação diretamente à Celpa. Para o cadastro, que é gratuito, deve ser apresentado o documento de identificação e o endereço da propriedade a receber a ligação (O cadastro não garante atendimento imediato, haja vista que será avaliado pelo Comitê Gestor). A partir daí os pedidos serão encaminhados ao Ministério de Minas de Energia, para que as obras sejam realizadas de acordo com os critérios de prioridades definidos pelo Programa.

Fonte: CELPA Relacionamento com a Imprensa e Mídias Sociais



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.