COM BRIGAS E TRAIÇÕES, FDN PERDE FORÇA NA GUERRA CONTRA CV E PCC NO AMAZONAS

Zé Roberto da Compensa, chefe da facção FDN 

Uma trama marcada por supostas traições e se tornou uma ameaça ao futuro da maior facção criminosa da região Norte, a FDN (Família do Norte). A guerra dentro do grupo foi responsável pelas 55 mortes dentro do sistema prisional do estado no fim de maio.
Entre os próprios membros da FDN, entretanto, há suspeita de informações falsas circularem para causar discórdia.
A facção, que já havia protagonizado outra barbárie em 2017, não briga só entre si, mas também está em disputa contra os dois maiores grupos organizados do país: o PCC (Primeiro Comando da Capital) e a CV (Comando Vermelho). Agora, as rivais devem ganhar força com a disputa interna da FDN.
Em 2017, quando houve um grande massacre no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim) que deixou 56 mortos, o CV era aliado da FDN e a briga, na ocasião, se tratava de uma disputa com o PCC. No ano passado, a FDN rompeu com o CV, o que fez a facção perder força --já que o motivo da briga foi a traição de um dos então líderes da FDN.
Guerra interna
Segundo relatório Departamento de Inteligência do Sistema Penitenciário do Amazonas, as mortes desta semana teriam sido ordenadas por lideranças da FDN. "Foram motivadas pela disputa interna por poder e como forma de afirmação perante a massa carcerária", afirma o documento.
A briga seria entre dois dos fundadores e chefes da FDN: José Roberto Fernandes Barbosa, o Zé Roberto, e João Pinto Carioca, o João Branco. Ambos estão em presídios federais, mas seguem dando cartas no grupo.
O UOL teve acesso ao depoimento de um suspeito, feito segunda-feira, em que aponta o possível motivo das mortes. "A ordem do JB é para matar todos os frentes do Zé no sistema, e quando ele [Zé] voltar, é para matar também", diz.
A informação que chegou ao Amazonas é que João Branco teria brigado porque foi para o lado da CV --o que teria levado à ira de integrantes do grupo de Zé Roberto e dado início na guerra nos presídios.

- Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/06/04/com-disputa-e-traicoes-fdn-perde-forca-na-guerra-contra-cv-e-pcc-no-am.htm?utm_campaign=resumo-do-dia-edicao-da-manha&utm_content=conteudo-

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.