RESUMO DO DIA – EDIÇÃO DA NOITE | QUINTA-FEIRA, 30 DE MAIO DE 2019



💵 MERCADO JÁ DÁ 2019 COMO PERDIDO APÓS QUEDA DO PIB NO 1º TRIMESTRE

Feliz 2020, porque 2019 já era. Esse é o espírito do mercado financeiro após a divulgação do PIB do primeiro trimestre: queda de 0,2%.
Foi o primeiro resultado negativo trimestral desde o quarto trimestre de 2016 (-0,6%). Em relação ao primeiro trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,5%. Os dados, divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram a fraqueza da economia nos três primeiros meses de governo Bolsonaro.
No acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2019, houve alta de 0,9%. Em valores atuais, o PIB no 1º trimestre deste ano totalizou R$ 1,714 trilhão.
Analistas dizem que o governo tem de tomar medidas urgentes para recuperar a economia, mas isso só deve acontecer em 2020, porque em 2019 a situação não deve melhorar.
O emprego, por exemplo, pode ficar pior do que em 2018. Há fatores globais e nacionais para esse diagnóstico.
No ambiente doméstico, dificuldades na articulação política com o Congresso e na consolidação de uma base de apoio coesa contribuem para que medidas econômicas como a reforma da Previdência avancem com dificuldade.
O emprego não melhora, e a economia não decola. Por outro lado, eventos externos como a crise econômica na Argentina e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China influenciaram no cenário.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

- Governo quer liberar dinheiro de contas ativas do FGTS para impulsionar economia

- Estados registram protestos contra bloqueio de verbas na educação

- Deputado do PSL dá cabeçada em colega do PSD e poderá ir para o Conselho de Ética

- Discurso que elegeu Bolsonaro não permite que ele governe, diz Barroso, do STF.

Fonte/Foto: Alexandre Gimenez, do UOL



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.