PARÁ: GOVERNADOR HELDER BARBALHO MOSTRA LIDERANÇA E PULSO FIRME NA CONDUÇÃO DA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA



- por Naldo Lobo (*)

Críticas à parte, mas ninguém deve duvidar de que o Governador Helder Barbalho está comandando com pulso firme a área de segurança; reunindo com o comando do setor sistematicamente, se solidarizando com Policiais quando necessário, assim como homenageando, mas cobrando celeridade nas apurações e prisões e mostrando que não tolerará transgressões de quem quer que seja, ou mesmo a fixação no estado de um poder paralelo no setor da segurança, ou mesmo o avanço do crime organizado.
Esse pulso aliado a escolha feliz no setor de comando das instituições Policiais Civil e Militar, tem ajudado a dar uma resposta célere à sociedade na elucidação de crimes e também em ações preventivas que estão sendo efetivadas em vários lugares do estado com prisões de quadrilhas, de traficantes, drogas, etc....
Prova disso, não é só a elucidação da Chacina ocorrida no Bairro do Guamá no último domingo, mas também a identificação e prisões de bandidos que ceifaram a vida de Policiais neste ano, além de outros sinistros.
PRISÕES DE PM NA RUA
Só uma situação nesse caso da chacina do Guamá me chamou a atenção de forma negativa, a prisão feita em via pública de um PM envolvido no crime. O militar estava trabalhando em uma viatura que fazia Policiamento ostensivo, e isso gerou insatisfação na tropa. A Policia Civil ao meu ver, não deveria provocar esse vexame aos colegas que estavam acompanhando o suspeito no trabalho na ora em que a VTR foi abordada na rua.
Acredito que a Policia Civil deveria ir ao quartel ao qual o Militar era subordinado, ali solicitava que o comandante do setor pedisse o retorno da Viatura à base, e dentro da corporação poderia sim, dar voz de prisão ao Policial a fim de ser evitar um desgaste na relação entre as duas corporações, que o episódio parece ter causado, afinal o suspeito não sabia até então da determinação de sua prisão ou mesmo que já havia sido identificado.
CUMPRIMENTO DE PROMESSA
Esperamos agora, que ao menos a partir do 2º semestre, o Governador comece a cumprir as promessas feitas à tropa da PM principalmente, inclusive no quesito: aumento de soldo que estão defasados há anos, assim como buscar meios de se evitar as mortes de mais Policiais Militares.
No mais os Parabéns ao Governador e ao setor de segurança do Estado.
A conferir.

(*) Naldo Lobo é colunista do jornal "A Voz do Pará", de Castanhal-PA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.