'ISSO ERA UMA DÍVIDA HISTÓRICA COM A POPULAÇÃO', DIZ GOVERNADOR HELDER SOBRE NOVAS SUBESTAÇÕES NO OESTE DO PARÁ

Governador assina convênio durante entrega de subestação de energia elétrica em Monte Alegre

Helder Barbalho esteve em Alenquer e Monte Alegre nesta quinta-feira (30), onde também assinou convênios para obras de estradas.
Em Monte Alegre, oeste do Pará, para assinar um convênio para obras de pavimentação da PA-423, o governador Helder Barbalho também participou da inauguração da subestação que conecta o município ao Sistema Interligado Nacional.
Helder disse que a implantação de subestações nos municípios de Alenquer e Monte Alegre, que eram atendidos por termoelétricas representa o resgate de uma dívida histórica com a população.
"Nós sempre batemos que era um absurdo assistirmos o linhão de Tucuruí passar para abastecer o Amazonas e o Amapá, e não haver uma energia firme nas cidades da Calha Norte. Com as subestações inauguradas hoje em Alenquer e Monte Alegre, nós resgatamos esse compromisso e estamos garantindo oferta de energia de qualidade", destacou Helder.
O governador disse ainda que além de energia de qualidade para as residências, as subestações criam um ambiente favorável para atrair indústrias que irão trazer desenvolvimento para a região.
De acordo com o diretor comercial da Celpa, Sérgio Oliveira, de imediato, devem ser beneficiadas mais de 30 mil famílias da região, mas há a possibilidade de atender mais de 230 mil clientes, devido a capacidade das subestações.
"Esse é um projeto que iniciou em 2016 e consumiu investimento superior a R$ 75 milhões em Monte Alegre e R$ 65 milhões em Alenquer. Hoje, no que depender de energia elétrica esses municípios estão prontos para receber novos investimentos, como indústrias, por exemplo", assegurou.

Helder Barbalho em cerimônia, em Monte Alegre 
O prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, está otimista com a possibilidade de verticalização da produção a partir da energia gerada pela subestação.
"Era um sonho antigo da nossa população ter energia firme e de qualidade. Monte Alegre é o maior produtor de limão do Pará, mas não conseguia verticalizar a sua produção por falta de energia firme. Nossa expectativa é de que a nossa produção seja verticalizada e que indústrias de instalem aqui gerando emprego e renda para os nossos jovens", pontuou.
Benefícios ambientais
Com as duas novas subestações além de distribuir energia de qualidade, a Celpa contribui para um meio ambiente menos poluído. No caso de Alenquer a concessionária eliminará o consumo de quase 10 milhões de litros de óleo diesel por ano e os riscos ambientais associados. Já em Monte Alegre, são cerca de 12 milhões de óleo diesel que deixarão de ser consumidos.

Fonte/Fotos: Sílvia Vieira, G1 Santarém

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.