EM BELÉM DO PARÁ, FIÉIS CONHECEM O CARTAZ DO CÍRIO DE NAZARÉ 2019

Cartaz foi apresentado em frente a Basílica Santuário

Apresentação ocorreu na noite desta quinta-feira (30)
Um dos maiores e mais antigos ícones do Círio de Nazaré, o cartaz, foi apresentado aos fiéis na noite desta quinta-feira (30), na Praça Santuário, no bairro de Nazaré, em Belém. Conheça-o!
A apresentação é uma realização da Arquidiocese de Belém, em conjunto com a Diretoria da Festa de Nazaré.


A idosa Natalina dos Santos, de 64 anos, se encantou com o cartaz. "Todos os anos eu venho aqui para ver em primeira mão o cartaz e esse ano, especialmente, está muito bonito, lindo mesmo. O colorido, harmônico e destaca bastante o que de fato é o mais importante, que é a imagem de Nossa Senhora de Nazaré".
O evento faz parte do Mês Mariano da Igreja Católica, em homenagem à Nossa Senhora, e integra as comemorações dos 13 anos de elevação da Basílica a Santuário Mariano. Além do arcebispo, a apresentação do cartaz do Círio 2019 contou com a presença do diretor coordenador da Festa de Nazaré, Cláudio Acatauassu Nunes; do diretor de Marketing da Diretoria da Festa, Oswaldo Mendes; do fotógrafo responsável pela foto do cartaz, Tarso Sarraf, e outros convidados.
A criação do cartaz do Círio 2019 é da agência Mendes Comunicação, que há 29 anos está à frente da produção. Serão cerca de 900 mil impressões dessa peça que também funciona como instrumento de evangelização no período que antecede o Círio, a ocorrer no segundo domingo de outubro. O tema do Círio deste ano é "Maria, Mãe da Igreja".
O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal em 1826. Inicialmente, as peças eram elaboradas à mão para impressão. Hoje em dia, o cartaz é produzido a partir de fotografias. O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
ENTENDA O CARTAZ DO CÍRIO 2019
O ano de 2019 é marcado pela celebração dos 300 anos da Diocese de Belém. A ideia central do cartaz é homenagear a Igreja Mãe, a Catedral Metropolitana de Belém, por meio dos vitrais que ornam seu interior. Ao entrar num lugar sagrado os olhos procuram a luz, luz que brilha pela janela (vitral), ilumina, inspira e conta um pouco de história. História que é humana e divina ao mesmo tempo porque fala de um Deus que se fez homem e veio habitar entre nós, porém ele não desceu diretamente do céu, mas foi gerado pelo Espirito Santo no seio de uma mulher: a Virgem Maria.
Foram utilizados alguns elementos, como desenhos dos arcos e outros detalhes. No alto vemos dois pássaros, trazendo no bico um ramo de oliveira, recordando a história da Arca de Noé, quando, depois de alguns dias, a pombinha retorna com o ramo de oliveira sinalizando que há vida na terra. Vislumbramos nesse episódio a pacificação entre Deus, homem e a natureza; paz significa harmonia entre o Criador, o homem e todas as demais criaturas.
Os lírios homenageiam Maria de Nazaré, nosso “lírio mimoso”, Mãe da Igreja, que recebeu aos pés da cruz a humanidade inteira como filhos e também nos ajuda a viver com esperança. A mesma que Jesus, no ápice de sua demonstração de amor para conosco, no-la deu como mãe: “Eis aí a tua mãe... Eis aí o teu filho...”. O apóstolo João representava ali os discípulos de Jesus e de todos os tempos, de todos os povos, e Maria se tonava então Mãe da Igreja, Mãe da humanidade.

Fonte/Fotos: Redação integrada, O Liberal/Cristino Martins - Divulgação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.