PROJETO ‘CAPITANIA ITINERANTE’ CHEGA A TERRA SANTA-PA

Instalação de cobertura de eixo em embarcação, a fim de combater o escalpelamento

No município, 60 novos profissionais aquaviários foram formados, além da realização de palestras, doação de coletes e cobertura de eixo de embarcações.
Na semana de 15 a 20 de outubro, o projeto “Capitania Itinerante”, da Capitania Fluvial de Santarém (CFS), esteve em Terra Santa, no oeste do Pará, onde foram realizados serviços de formação de aquaviários (60 profissionais), palestras, doação de coletes salva-vidas, renovação de carteiras, cobertura de eixos, entre outros.
A Agência Escola Flutuante “Ajuri III” segue o atendimento no município de Oriximiná, até 05 de novembro. Ainda serão contemplados Monte Alegre e Prainha.
Em Terra Santa o público foi de 295 pessoas, foram realizadas sete palestras e 143 atendimentos. Foram abordadas 44 embarcações, uma por irregularidade grave, 68 coletes salva vidas foram doados, 10 aquaviários tiveram a carteira renovada, quatro embarcações tiveram o eixo coberto, para evitar acidentes como o escalpelamento e três notificações por infração às normas foram registradas.
O projeto tem como objetivo proporcionar aos moradores do município atendido, acesso aos serviços prestados pela Capitania, tais como inscrição de embarcação, regularização da habilitação de aquaviários e amadores, instalação de cobertura de eixo, distribuição de coletes salva-vidas doados por Empresas de navegação e Praticagem, palestras sobre utilização de coletes, prevenção de incêndio e combate ao escalpelamento nas comunidades ribeirinhas, além das atividades normais de inspeção naval e formação de Aquaviários. Dessa maneira, o atendimento evita o deslocamento até Santarém.
O Capitão dos Portos de Santarém, Capitão de Fragata Robson Ferreira Carneiro destaca que além dos serviços à comunidade aquaviária, são realizadas palestras de conscientização nas escolas, com o objetivo de fomentar uma mentalidade de segurança aos pequenos navegantes, que por muitas vezes usam pequenas embarcações para ir à escola e não fazem o uso efetivo dos coletes salva-vidas. Em combate a cultura do risco a Capitania trabalha com as crianças, para que se tornem adultos mais conscientizados e multipliquem estas informações junto aos seus familiares.
Através do projeto “Segurança da navegação nas escolas” milhares de ouvintes já foram atingidos: 4.937 mil em Santarém, 1.375 mil em Itaituba, 3.072 mil em Óbidos, 2.048 mil em Alenquer, 1.630 mil em Juruti e 295 em Terra Santa. Totalizando mais de 13.000 mil pessoas conscientizadas.

Fonte/Foto: G1 Santarém PA/Capitania Fluvial Santarém

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.