SANTARÉM-PA: SEMINÁRIO DA REDE ECLESIAL VAI DISCUTIR LUTAS SOCIAIS DOS POVOS DA AMAZÔNIA



A iniciativa visa contribuir para o intercâmbio e colaboração dos esforços em defesa da vida. Evento será de 22 a 24 de maio; confira a programação abaixo
A cidade de Santarém, no oeste do Pará, sedia de 22 a 24 de maio, o Seminário da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), sobre a encíclica do Papa Francisco Laudato Si (Louvado Seja, o Cuidado da Casa Comum). O evento busca servir na articulação das lutas sociais em defesa da vida e dos povos da Amazônia, com foco no futuro da região. O encontro abrange as Dioceses de Santarém e Óbidos, além da Prelazia de Itaituba.
O evento deve ocorrer em três momentos. Dois serão abertos ao público para discutir o papel das universidades na região e outro que será fechado e tem como principal objetivo a criação de uma Rede Eclesial no oeste do Pará, em defesa do território. A organização do encontro é de responsabilidade da Pastoral Social e Caritas da Diocese de Santarém.
Presenças
O evento terá a presença da secretária da Repam Brasil e assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes, do coordenador Nacional das Pastorais Sociais, Frei Olavio Dotto - Ordem dos Frades Menores (OFM), da Coordenadora do Setor de Comunicação da Repam Brasil, Irmã Osnilda Lima, e da coordenadora dos Seminários Laudato Si, Izalene Tiene.
Programação aberta ao público
Segundo a coordenadora da Cáritas da Diocese de Santarém, Francely Brandão, o evento vai contar com dois momentos abertos ao público no campus Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O primeiro será na segunda-feira, a partir das 16h30 com o credenciamento dos participantes. O outro momento aberto vai será na terça-feira às 18h. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora. Serão disponibilizados certificados.
Ainda de acordo com Francely, a intenção dessa programação na Ufopa é para discutir qual o papel das universidades na região. “Estamos produzindo conhecimento para quem? A serviço de quem? Essa discussão não é somente para acadêmicos, mas para toda a população, movimentos sociais que queiram participar, dentre outros”, destacou.
Outra parte será para um público fechado das Dioceses de Santarém, Óbidos e Prelazia de Itaituba. As vagas estão todas preenchidas. “Será um momento que podemos fazer um levantamento da problemática, mas também das organizações e experiências positivas que estão acontecendo nesta região e por isso um seminário eclesial, como a igreja está acompanhando isso ou como precisa acompanhar essas discussões. Devemos sair com resultados positivos”, garantiu Francely.

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.