SENTENÇA OBRIGA CELPA A CUMPRIR METAS DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO
Justiça Federal deu ganho de causa ao MPF.
Concessionária foi multada em R$ 100 mil por falhas no call
center.
A
Justiça Federal em Belém condenou a Celpa, concessionária do serviço de
distribuição de energia no Estado, de acordo com sentença divulgada nesta
quarta-feira (20). A Celpa terá que cumprir metas estipuladas pela Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o serviço de atendimento telefônico
aos usuários. Em nota, a Celpa informou que até o presente momento não foi
intimada pela justiça do inteiro teor da sentença.
A
decisão da 5ª Vara Federal também fixou em R$ 100 mil a multa por falhas no
call center apontadas pelo Ministério Público Federal (MPF), autor da ação.
A
investigação do MPF, concluída em julho de 2011, apontou que o número de
atendentes do call center entre 2008 e 2011 era insuficiente. Dados da Aneel
comprovaram que, no período, o serviço oferecido pela Celpa era precário.
O
índice de serviço básico, uma conta que calcula, entre outros itens, o
percentual de chamadas atendidas em relação ao total das chamadas feitas,
deveria estar próximo dos 95 pontos percentuais. Em alguns dos meses
pesquisados, no entanto, esse índice mal chegou a dez por cento.
Na
sentença, o juiz federal Jorge Ferraz de Oliveira Junior considera que o
atendimento no call center melhorou após o ano de 2011, mas que as falhas
ensejam assim mesmo a multa.
A
Celpa informou ainda que o processo trata de questões relativas ao ano de 2011,
quando a concessionária era controlada pelo Grupo Rede. A empresa também
destaca que cumpre os níveis de qualidade estabelecidos pela Agência Nacional
de Energia Elétrica – ANEEL, no que diz respeito a atendimento ao cliente.
Fonte/Foto: G1 PA/Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário