NOTÍCIAS DO ELEITORAL



ZONA ELEITORAL EM JURUTI-PA É CRIADA
O Estado do Pará tem mais uma zona eleitoral. Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou a Zona Eleitoral, que será sediada em Juruti. O município paraense está localizado no oeste do estado, na divisa com o Estado do Amazonas e tem 29.482 eleitores que foram beneficiados com a nova Zona.
Juruti pertencia a 22º Zona Eleitoral, que é sediada em Óbidos, a seis horas de barco de uma cidade a outra. Os juritienses tinham a seu dispor um Posto Eleitoral que fazia o atendimento por meio de formulários. Os documentos eram encaminhados ao Cartório Eleitoral de Óbidos, em média 50 por semana. Porém, por conta da distância, algumas pendências demoravam pelo menos uma semana para serem resolvidas.
Óbidos e Juruti têm, juntas, 63.051 eleitores, uma grande demanda para uma Zona. “O problema no atendimento à Juruti era a demora de certos procedimentos. Com a criação da Zona, esses eleitores vão ter uma atenção a mais e pendências que passavam uma semana para resolver poderão ser solucionadas no momento do atendimento”, comenta Milena Cristina Araújo Strympl, chefe do Cartório Eleitoral de Óbidos.
A criação da nova Zona representa o aumento do número de eleitores no Pará. A cada eleição, o Estado tem o crescimento de 3,5% de eleitores. O crescimento é quase a soma dos outros estados da região norte.
Para se ter uma ideia, o Amazonas, maior estado da região norte em extensão territorial tem o crescimento de 1,5%, no número de eleitores a cada eleição. Atualmente, o TRE-PA tem 104 Zona Eleitorais.


---------------------------------------------------------------------------------------------------

PRESIDENTE DO TRE-PA FAZ ANIVERSÁRIO



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), desembargador Raimundo Holanda Reis, completa 69 anos de idade, nesta quarta-feira (16).
Nascido em Belém, em 1946, o desembargador é filho de Arnaldo Lopes Reis e Edite Holanda Reis. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1976. Como advogado atuou no Projeto Fundiário de Paragominas, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em 1980. Além de atuar em Escritório de Advocacia até 1982.
Foi Juiz de direito, no Tribunal de Justiça do Estado Pará, de 1982 a 2002. Nesse período foi magistrado de Varas de Justiça Penal. Ingressou na Justiça Eleitoral, em 2003, como Juiz Eleitoral na 76ª Zona Eleitoral, depois assumiu a diretoria do Fórum de Justiça Eleitoral e em seguida foi Juiz Corregedor do TRE-PA.  

Fonte/Foto: Masterphoto


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.