FILHOTE DE BOTO É O ANIMAL NÚMERO 600!!




Projeto Boto atinge a marca de 600 animais capturados e marcados durante a expedição que ocorre todos os anos no mês de novembro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no estado do Amazonas.
O animal é um filhote macho de 131 centímetros (foto), foi capturado por pesquisadores junto com a mãe, nesta última terça-feira 18. Logo após a coleta de material biológico, marcação e biometria, os animais foram devolvidos à natureza.
Conheça um pouco da história do Projeto:
Nos primeiros anos, a coleta de dados foi limitada a períodos em que os pesquisadores do projeto emprestavam barcos para passar uma ou duas semanas na água. A situação melhorou em 1997, com o recrutamento de um estagiário. Em 2000, foi inaugurado o alojamento/laboratório, chamado "Flutuante Boto Vermelho" ou "Red Dolphin Raft".
Já são duas décadas de trabalho e pelo menos uma equipe de observação na água por mais de 300 dias por ano, coletando dados para entender a biologia dos botos da Amazônia, símbolo da região. Só em 2005, 2.380 grupos, com 11.747 animais, geraram 4.237 observações, com informações valiosíssimas sobre o comportamento e reprodução das espécies estudadas. Com a própria estrutura logística, três a cinco pesquisadores ficam permanentemente no campo, em um lugar confortável para chamar de lar, o que significa um longo caminho percorrido.
O Projeto Boto faz parte do mega projeto "Mamíferos Aquáticos da Amazônia", desenvolvido pela AMPA e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Fonte/Foto: AMPA – Associação Amigos do Peixe Boi

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.