EMATER LANÇA PUBLICAÇÕES TÉCNICAS E ESCOLHE A RAINHA AGRIFAL 2014


Talita Lopes, 21 anos, vencedora do concurso Rainha Agrifal 2014, ao lado Humberto Reale, presidente da Emater

Três publicações inéditas de autoria de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) foram lançadas na noite desta sexta-feira, 28, na Praça Literária Jardim das Letras, montada na Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal Agrifal (2014), que está sendo realizada até este domingo, 30, em Santarém, oeste paraense. As publicações tratam sobre o cultivo do abacaxi, limão taiti e receituário para controle alternativo de pragas e doenças.
Os trabalhos são resultado da vivência em campo e possuem uma linguagem acessível ao agricultor familiar, explica Cristovam Sena, engenheiro florestal da Emater, que já acumula três publicações. A nova cartilha trata sobre todo o sistema de produção da cultura do abacaxi, como o preparo de área, seleção de mudas, plantio e manejo. “A Emater incentivou junto aos produtores a criação de um polo de cultivo de abacaxi, que hoje está localizado no município de Mojuí dos Campos. Esse foi um trabalho de equipe”, diz Sena.
Já para escrever a publicação Limão Taiti, o técnico agrícola Manoel Santana realizou pesquisa em campo durante um ano. A publicação surgiu da necessidade do extensionista obter material que auxilie não só o técnico, mas também o próprio agricultor familiar. O trabalho é voltado quase que especificamente para a realidade do cultivo do limão na região de Monte Alegre, uma vez que a região vem se transformado em um grande polo do cultivo do limão, sendo o maior produtor do fruto dessa variedade no Pará. “Esse trabalho é resultante da discussão e da experiência da equipe técnica de Monte Alegre sobre o limão”.
Ana Cláudia Siviero, agrônoma, apresentou trabalho sobre a agricultura orgânica, um receituário para o controle alternativo de pragas e doenças, que ensina como produzir os seus próprios defensivos agrícolas e adubo líquido, utilizando produtos que estão na própria propriedade.
“Nós podemos utilizar como defensivo a urtiga e o tucupi, que muitos agricultores desperdiçam porque não conhecem as propriedades dos produtos”, diz a agrônoma, que se dedica principalmente ao trabalho de produção orgânica.
Beleza Amazônica
E a candidata Talita Lopes, 21 anos, representando quatro municípios do Regional Médio Amazonas, foi a grande vencedora do concurso Rainha Agrifal 2014. A Rainha desfilou o traje com o tema: limão taiti e castanha do Pará. Maiores potencialidades econômicas da região.
A segunda colocada foi Amanda Sales, do Regional Tapajós, que desfilou com um traje à base de fibra de banana e sementes e frutos do cacau, culturas de grande valor econômico na região.
As noites das feiras são marcadas por atrações culturais que valorizam os talentos locais, como Maria Lídia e Eduardo Dias. Neste sábado se apresenta no placo da Agrifal o Arraial do Pavulagem.
Fonte/Foto: Agência Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.