NO PARÁ, MAIS DE 770 MIL ELEITORES ESTÃO EM FALTA COM O TRE

Parte dos eleitores paraenses parece ter esquecido que 2014 é um ano eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), 125.454 pessoas em todo o Estado estão com o título suspenso por deixar de votar e justificar em três eleições consecutivas. Eles só poderão votar em outubro próximo se regularizarem a situação junto ao Tribunal.
O prazo para regularização termina no próximo dia 07 de maio. “O alerta é porque os irregulares não têm, por exemplo, como fazer a regularização do Cadastro da Pessoa Física (CPF) junto à Receita Federal e nem resolver situações junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)”, afirmou Luciana Souza, supervisora da Central de Atendimento ao Eleitor.
Outros 770.735 eleitores não estão regularizados devido a ausência em, pelo menos, um pleito anterior. Estes, no entanto, apesar de estarem "devendo" à Justiça Eleitoral poderão votar em 2014. Segundo o TRE, esse número representa os eleitores que não votaram e nem justificaram ou pagaram a multa referente a pelo menos um pleito em que não compareceram. Esses eleitores precisam se regularizar, mas não estão impedidos de votar.
O TRE ainda contabiliza 10.261 eleitores suspensos, a maioria por condenação criminal.
Apesar de menos de um mês para o final do prazo de regularização de título eleitoral, o movimento registrado na Central de Atendimento ao Eleitor, em Belém, tem sido tranquilo. na véspera do recesso pela Semana Santa - que começou nesta quinta-feira e segue até a segunda-feira (21), poucas pessoas procuraram a unidade na travessa Pirajá, bairro do MArco. “A Central de Atendimento ao Eleitor está fazendo, em média, 200 atendimentos por dia, e em função da quantidade de pessoas que ainda precisam se regularizar, o TRE vai funcionar em novos horários”, adiantou Luciana.
Em Belém
De 16 a 30 de abril, o TRE funciona em dias úteis, no horário de 8h às 15h.
No período de 2 a 4 de maio, o atendimento será feito no ginásio da Uepa, da avenida Almirante Barroso, no horário de 8h às 14, inclusive no sábado e domingo. Já no período de 5 a 7 de maio, o atendimento acontece na Uepa, mas de 8h às 18h. No dia 1° de Maio, feriado do Dia do Trabalhador, não haverá expediente.

Fonte/Foto: DOL/Elza Fiúza

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.