AMAZONAS – BASTIDORES DA POLÍTICA

CPI OU TRIBUNAL DE EXCEÇÃO ?
Para o deputado Luiz Castro (PPS) - foto, o fato de o presidente da seccional da OAB/AM defender o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, em processos que envolvem prostituição infantil "é um fato vergonhoso". Castro quer que o presidente Alberto Simonetti Cabral Neto deixe cargo caso prossiga na defesa de seu cliente.  Para quem propôs a constituição de uma CPI  destinada a apurar crimes atribuidos ao prefeito Adail Pinheiro e outros acusados, Luiz Castro revela um autoritarismo sem limites. A CPI da pedofilia não pode iniciar com essa necessidade condenatória - ou os deputados estarão constituindo um tribunal de exceção.
Nunca é demais lembrar que o advogado não defende o crime atribuído a seu cliente, mas o indivíduo em si. E parte do princípio de que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória". Isso está escrito no  art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal,  que consagra o estado de direito e a garantia precessual penal.
Ao participar de uma CPI o deputado terá  papel idêntico ao de juiz, embora com menos poderes. Mas permanece o dever de ser imparcial, o que Castro, por mero oportunismo, não está sendo.
ERON PODE MATAR
O secretário da Sepror, Eron Bezerra (PCdoB) estava bravíssimo na visita que fez ao Iranduba na semana passada, quando prometeu asfaltar a vicinal do Paricatuba. Só para ilustrar: ele afirmou que se disser que vai matar alguém, a única certeza de sua vítima é de que será uma pessoa morta. Toda essa fúria somente para deixar claro que, diz ele, não promete nada que não vá cumprir.
A ONDA DE ARTUR
Mesmo sem ser candidato e de manter sua posição firme de não disputar nenhum cargo nestas eleições, o prefeito Artur Neto surfa na onda dos que vão armar palanques para defender as suas próprias candidaturas. Nesta semana, ele se prepara para enfrentar uma nova maratona de asfaltamento na cidade. Ele e o governador Omar Aziz, que deve deixar o governo para se candidatar a senador, vão anunciar o asfaltamento de 30 bairros com recursos do Estado e da prefeitura. “Serão milhares de ruas que vão receber benefícios”, garante.
DESAFIOS DE CHICO
Para o deputado Chico Preto, que já “está” pré-candidato ao governo do Amazonas pelo seu partido, o PMN, o desafio de sua nova missão será enfrentar com determinação o debate político. Por enquanto, esse desafio não envolve largar a postura situacionista que mantém na base aliada do governo. Chico deixou a liderança da maioria na Assembleia Legislativa, mas continua falando bem do governador Omar Aziz e agora também do prefeito de Manaus Arthur Neto.
OPOSIÇÃO É PESSIMISTA
O secretário de C, T & I do Estado, Odenildo Sena, que vive acusando a mídia de conspirar contra o governo petista, fez uns cálculos e descobriu que, quando prefeito, Serafim Corrêa construiu uma creche. Amazonino prometeu 1.000 e não construiu nenhuma. Já o tucano Artur Neto prometeu, diz ele, exatas 110. Odenildo está de prancheta em punho para conferir.
DO CONTRA
O deputado Sinésio Campos (PT), que se revelou um tremendo artilheiro na visita da presidente Dilma Rousseff à Arena da Amazônia, resolveu que é contra a redução da maioridade penal. Vai ver que ele nunca passou pela experiência de ter alguém de sua família agredido, espancado, ameaçado por esses ‘menores’. Ou é porque ele se sente menor?

Fonte: portaldoholanda.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.