FESTIVAL YAWANAWÁ APROXIMA INDÍGENAS E BRANCOS NO ACRE


Tradicional festival acreano revive cultura indígena com contação de lendas, pescarias e trilhas
Às margens do rio Gregório, indígenas da etnia yawanawá prometem reavivar a cultura com contação de lendas, pescarias típicas e trilhas ecológicas. As manifestações marcam o 12º Festival Yawa que inicia no próximo dia 25 de outubro, na Aldeia Nova Esperança, em Tarauacá (distante a 400 km de Rio Branco).
A ideia de levar o turismo às aldeias surgiu há 10 anos, por iniciativa da própria comunidade Foto: Sérgio Vale/SecomA ideia de levar o turismo às aldeias surgiu há 10 anos, por iniciativa da própria comunidade Foto: Sérgio Vale/Secom
A ideia de levar o turismo às aldeias surgiu há dez anos, por iniciativa da própria comunidade. A relação comercial é baseada no fortalecimento das organizações e toda a renda arrecadada é revertida em projetos coletivos.
Em entrevista exclusiva ao Portal Amazônia, o coordenador-geral do evento, Shaneihu Yawanawá, revelou a comunidade indígena organizou algumas novidades para o público. “Neste ano, reuniremos todos os convidados, junto com os indígenas, e faremos uma pescaria que vai durar 24 horas. A atividade serve como um momento de reconciliação, de organização do povo, de aconselhamento”, relatou.
Shaneihu adiantou que casamentos podem acontecer durante o festival. “A probabilidade de fazermos casamentos não é descartada”, revelou o coordenador.
Estrutura
A estrutura física do Festival Yawa é capaz de abrigar os 700 indígenas e mais 400 visitantes. “Temos mais de 20 banheiros confortáveis para as pessoas, além das casas para elas dormirem. Serviremos comidas típicas acreanas e oferecemos a tradicional queixada – uma tradicional brincadeira yawanawá”, explicou.
As atividades oferecidas durante o festival vão durar 108 horas, e termina na meia noite do dia 29 de outubro. “Cada pessoa vai receber, ainda, um kit yawanawá para lembrar do momento”, finalizou.
De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Leonildo Rosar, o Estado é um dos principais parceiros da festa e atua como um articulador. “Além de incentivador das políticas e iniciativas de resgate da cultura. Iniciativas como essas fortalecem as tradições e geram renda para essas comunidades”, explicou.

Fonte/Foto: Portal Amazônia/Sérgio Vale - Secom

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.