DOZE MORREM APÓS BARCO DE ROMEIROS VIRAR NO RIO AMAZONAS, EM MACAPÁ

Tragédia aconteceu após naufrágio de embarcação durante do Círio Fluvial de Macapá
Ao menos doze pessoas morreram após naufrágio de uma embarcação no rio Amazonas que participava do Círio Fluvial de Macapá, na manhã de sábado (12). Há seis desaparecidos.
As informações, do Corpo de Bombeiros do Amapá, continuam sendo atualizadas. Pelo número de vítimas atendidas, a corporação estima que havia cerca de 80 pessoas a bordo.
O barco, que foi alugado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amapá, fazia o caminho de retorno ao município de Santana quando adernou –inclinou– e virou. Ao menos 50 embarcações participavam da procissão fluvial e ajudaram no resgate.
“Todos [os passageiros] são ligados ao sindicato, alguns ligados à direção, outros servidores e parentes de servidores”, disse Edivaldo Souza, diretor jurídico da entidade. Ele afirmou que o barco tinha “entre 40 e 45 pessoas a bordo”, e que o sindicato tenta identificar quantos e quem são os desaparecidos.
“Estão todos muito abatidos, nós alugamos este mesmo barco todos os anos, mas neste ano deu essa ‘zebrada’. Os sobreviventes estão em estado de choque”, contou.
A Capitania dos Portos informou que, segundo vistoria realizada, o barco deixou Santana com 40 passageiros e três tripulantes, mas não houve nova contagem em Macapá.
“Vamos investigar se, em Macapá, outras pessoas entraram na embarcação. Há relatos de que havia mais pessoas, mas precisamos conversar com essas testemunhas. Eu estava presente em uma das lanchas. As condições de tempo eram excelentes, sem vento, tempo claro, céu limpo” disse o capitão de fragata do Amapá, Carlos Rodrigo Neves de Oliveira.
A Prefeitura de Macapá divulgou nota em que decreta luto oficial de três dias.
CÍRIO
A romaria fluvial é realizada um dia antes do Círio de Nazaré no Amapá –festa religiosa semelhante à realizada em Belém (PA), também marcada para amanhã.
Para participar da romaria fluvial é necessária inscrição prévia e vistoria dos barcos, sob controle da capitania.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levada de balsa de Santana até a capital amapaense em uma procissão de embarcações. O percurso tem cerca de 15 km.

Fonte/Foto: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.