PRA COMEÇAR O DIA | MULTINACIONAL COMBINOU COMO ENGANAR FISCAIS DO IBAMA SOBRE POLUIÇÃO

 

A empresa Syngenta tem fábrica na cidade de Paulínia, em São Paulo
Divulgação

Preservação do meio ambiente sob ataque. Funcionários da Syngenta, multinacional de defensivos agrícolas, escreveram bilhetes para esconder um insumo altamente poluente antes de uma vistoria do Ibama em Paulínia (SP). A empresa fez acordo para pagar multa, mas o valor subiu e a punição foi anulada pela Justiça.

Nesta segunda (1º), quando uma comitiva de vários ministérios chegou bem preocupada ao terreno yanomami em Roraima, após escalada de violência, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que o crime organizado ajuda a manter os garimpos que se negam a desocupar a terra indígena. A ministra Marina Silva disse que o Estado brasileiro não vai recuar no combate ao crime.

Campo minado contra o PL das fake news. Aguardada para hoje, a votação do mérito do projeto de lei que tenta combater as fake news pode ser adiada, segundo Tales Faria, devido a um impasse na bancada evangélica da Câmara dos Deputados. O partido Republicanos votou a favor da urgência, mas mudou de lado.

A importância do projeto trouxe tensão. Reportagem da Folha de S.Paulo afirma que o Google lançou uma ofensiva contra o PL 2630, privilegiando links em seu buscador que ameaçam com censura na rede e piora dos serviços na internet. A empresa nega a alteração manual dos resultados; o Ministério Público Federal cobra explicações do Google, e o ministro Flávio Dino fala em "faroeste digital", escreve Chico Alves.

Desencontro de opostos. No Dia do Trabalhador, o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro escolheram o estado de São Paulo para mandar recados, separados por cerca de 300 km. Na capital, junto às centrais sindicais reunidas no Anhangabaú, Lula destacou o aumento real do salário mínimo que faz girar "a roda gigante da economia". Pediu atenção para o combate às mentiras nas redes sociais e lembrou a tentativa de golpe ao seu governo em 8 de janeiro. "Todas as pessoas que tentaram dar golpe serão presas", prometeu.

Em Ribeirão Preto, em evento com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para ruralistas, Bolsonaro lamentou a demarcação de terras indígenas e de quilombolas. "Se 10% (dos pedidos de demarcações) forem atendidos, para onde irá nosso agro?", perguntou. É justamente sobre temas sensíveis como o sofrimento de comunidades indígenas que, no exterior, as ações em tribunais penais estão fechando o cerco a Bolsonaro, escreve Jamil Chade.

Cozinha, comédia, política... maio traz boas estreias na TV. São três as estreias importantes na TV nesta terça (2). Volta o MasterChef Brasil, já com dez anos de história na Band e um chef novato entre os jurados: Rodrigo Oliveira substitui Henrique Fogaça. Dezoito cozinheiros amadores serão escolhidos para disputar a bolada de R$ 300 mil. Como seus pares em outros canais, entre receitas de gastronomia brasileira e internacional, simples ou ultra-sofisticadas, o MasterChef compartilha o respeito profundo pela comida e por quem consegue prepará-la na correria.

Na Bandnews, canal da TV paga, o programa O É da Coisa, do colunista Reinaldo Azevedo, faz sua estreia às 18h, ao vivo. E na Globo a série Encantado´s ganha a faixa das 22h na TV aberta. Os dramas familiares se alternam entre um supermercado e uma escola de samba do Rio de Janeiro, cenários em que Tony Ramos interpreta um bicheiro vaidoso e mal-amado. Criada por Renata Andrade e Thais Pontes após oficina na emissora, a comédia tem grande parte do elenco formado por atores negros.

Papa se move no xadrez do conflito europeu. O papa Francisco revelou que está se movimentando em missão de paz sobre a guerra na Ucrânia, que apavora o mundo há mais de um ano. No domingo (30), ele retornou para o Vaticano depois de conversar na Hungria com o premiê Viktor Orbán, líder europeu próximo do russo Vladmir Putin. "A todos interessa a estrada da paz e eu estou disposto a fazer todo o necessário", disse o papa.

Maior novidade desde o iPhone. A câmera para selfie é um show à parte, escreve Guilherme Tagiaroli, no Tilt. Acompanhe a experiência gratificante de passar alguns minutos desvendando o celular de tela expansível da Motorola. Em inglês, rollable significa que o aparelho Rizr se deixa enrolar. A tela se retrai e se expande.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.