BARCO HOSPITAL PAPA FRANCISCO CONCLUI 60ª EXPEDIÇÃO COM MAIS DE 4 MIL ATENDIMENTOS EM FARO, OESTE DO PARÁ

 


Barco hospital Papa Francisco, em Faro-PA

 Com estrutura adaptada à realidade amazônica, o Barco Hospital Papa Francisco realizou diversos procedimentos médicos para moradores da zona urbana e rural do município de Faro, oeste do Pará. A 60ª expedição realizou mais de 4.600 procedimentos.

 

As expedições do Barco Hospital Papa Francisco são aguardadas com grande expectativa por moradores de comunidades da zona rural que não contam com unidades básicas de saúde e que precisam se deslocar de barco até a zona urbana de Faro para uma simples consulta.

 

O Francisco, que leva o nome do barco, nasceu há três anos na primeira expedição realizada no município. A mãe relatou que a vida da criança corria sérios riscos, pois estava com 40 semanas em uma posição dentro de seu ventre que não é recomendada pelos médicos para um parto normal que se dá de forma natural.

 

 

“Eu tive um parto complicado e os médicos deram um prazo para poder o meu bebê ficar na posição ideal para o nascimento. Graças à equipe médica do barco o meu filho Francisco veio ao mundo”, destacou.

 

Participaram da 60ª expedição cerca de 14 especialistas, entre médicos e dentistas. A médica Hanna Fagundes ficou sabendo da viagem e resolveu fazer parte do time para vivenciar uma nova experiência.

 

“Assim que eu cheguei conheci toda estrutura e os profissionais. Foi uma grata surpresa porque superou as minhas expectativas e fui muito bem acolhida por todos e pela população onde foi realizada a expedição. Um grande aprendizado para o meu crescimento pessoal e profissional porque vale a pena essa doação de si, do trabalho e conhecimento. A gente recebeu também em troca o amor e carinho”, disse.

 

O médico Thiago Malin tem 15 anos de atuação e foi convidado por uma amiga para participar da expedição. Acostumado com as emergências na grande cidade, vivenciou uma nova experiência que jamais imaginou como trabalhar em uma ambulancha na Amazônia.

 

“Atendemos um jovem que se afogou no rio. Conseguimos fazer todo o suporte necessário e passei uma noite ao lado da pessoa para conseguir uma transferência para um hospital. Quando conseguimos, me surpreendi com a distância até o destino porque foi a primeira vez que eu em uma ambulancha”, relatou.

 

Mais de 4.600 atendimentos foram realizados e desse total 49 foram consultas médicas de diversas especialidades, 242 atendimentos odontológicos, 2.178 exames e 35 cirurgias de baixa e média complexidade.

 

“Realizamos bastante cirurgias e atendimento clínico para o povo ribeirinho da Amazônia. A população paraense precisa. O pessoal é trabalhador braçal e fazem bastante força que resulta no surgimento de hérnia inguinal, umbilical e encarcerada. Viemos no momento certo para ajudar essas pessoas”, pontuou.

 

A 61ª expedição atenderá comunidades do município de Itaituba ainda neste mês que também deve incluir a Campanha Outubro Rosa levando informações para as mulheres ribeirinhas de combate ao câncer de mama.

 

“Estamos com foco no grande trabalho que vamos fazer no município de Itaituba. Vamos realizar exames de mamografia e promover a conscientização e a prevenção para as mulheres ribeirinhas”, enfatizou o coordenador do Barco Hospital Papa Francisco, Frei Afonso Lamberti.

 

 

Fonte/Foto: g1 Santarém e região – PA/Reprodução TV Tapajós

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.