A maior montanha russa do mundo é a Kingda Ka, no Six Flags Great Adventure, em Nova Jersey: 139 metros. Uma das maiores taxas de juros do mundo é a do Brasil: 31,57%, após o Copom ter anunciado o acréscimo de mais 0,50 ponto percentual na Selic ontem à noite.
A novidade é que, agora, a ladeira tem hora para terminar (até segunda ordem). Depois de 17 de meses para o alto e avante, numa escalada que começou em março de 2021 lá do chão (Selic a 2%), foram surreais 1.175 pontos-base (11,75 pontos percentuais) de alta. E agora o BC diz: talvez aumente mais 0,25 pp em setembro, mas vai "avaliar a necessidade".
Ou seja: a princípio, a montanha russa dos juros chega ao cume em 14%. Não significa que vai passar a cair imediatamente, como uma montanha russa de verdade. O último platô, de 14,25%, durou mais de um ano, entre julho de 2015 e outubro de 2016. E era para aplacar uma inflação menor que a de hoje: pico de 10,7% lá atrás, versus atuais 11,89% em 12 meses.
Outra diferença: lá atrás, não havia o "risco fiscal". O BC afirmou que, se a gastança descontrolada "se tornar permanente" há risco de uma inflação igualmente descontrolada (algo equivalente a afirmar que a Terra é redonda, mas beleza, alguém tem mesmo de reafirmar o caráter esférico do planeta quando o governo pratica terraplanismo econômico).
O problema é que tanto Lula como Bolsonaro já afirmaram que vão "manter os benefícios" (leia-se auxílio mensal de R$ 600). E o Congresso, como já vimos, não resiste em votar a favor desse tipo de medida, com medo de perder votos.
Talvez a melhor análise sobre a fala do BC seja a do
Faria Lima Elevator: "Depois do Carnaval a gente pensa nisso".
Seja como for, melhor para o mercado: esperava-se algum anúncio sobre termos chegado a um platô nos juros. Se ele não viesse, a pressão seria para uma baixa no Ibovespa.
Nova York, que também rege os humores do dia, colabora igualmente para uma pressão de alta. Depois de patinar no zero a zero pela madrugada, os futuros do S&P 500 e da Nasdaq viraram para cima no início da manhã, como você pode ver aqui embaixo.
Por outro lado, o minério de ferro segue ladeira abaixo: -4%, o que não deve ajudar o Ibovespa.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário