CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS NOTICIAS SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL E NO MUNDO

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 93.201.362 contaminados e 1.996.256 mortos no mundo. No Brasil são 8.324.294 contaminados e 207.095 mortos. O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a
35,08 milhões. Os dados são da Universidade Johns Hopkins (casos e óbitos) e da Bloomberg (vacinação).

O DIA D DE PAZUELLO

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em reunião com prefeitos que o início da vacinação contra a Covid-19 será na próxima quarta-feira, dia 20. A informação foi confirmada por alguns mandatários que participaram do encontro e cobravam do ministro a definição sobre o "dia D". O cronograma ainda depende da aprovação da Anvisa, que divulgará no domingo 17, se aprova ou não o uso emergencial dos imunizantes CoronaVac e da AstraZeneca. Pelo cronograma divulgado, seriam distribuídas 8 milhões de doses em janeiro e 30 milhões de doses em fevereiro. Os primeiros grupos que receberão as vacinas são profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas.
 

ALERTA EM MANAUS

Algumas das cenas mais chocantes do período dramático da pandemia no Brasil foram vistas em Manaus entre abril e maio do ano passado. Passados mais de sete meses, a tragédia se repete na capital do Amazonas. Matéria de VEJA mostra que são vários os motivos para isso, entre eles desarticulação política, estrutura precária de saúde, imprudência da população e até uma nova variante do vírus. Para socorrer a cidade, a Anvisa autorizou o uso de oxigênio com menor pureza, uma vez que acabaram os recursos nos hospitais. Por isso, pacientes foram removidos para outras capitais e o governo do Amazonas decretou toque de recolher. Em live ao lado de Bolsonaro, o ministro Eduardo Pazuello admitiu o colapso.


A MUTAÇÃO ASSUSTA

O governo do Reino Unido decidiu banir os voos que partem do Brasil e de uma série de outros países da América do Sul após a identificação de uma nova cepa do coronavírus no Amazonas. Além do Brasil, foi proibida a entrada de viajantes de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Os voos chegados de Portugal e do Cabo Verde também serão vetados, de acordo com a embaixada. Segundo o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, os países foram incluídos na lista "por causa de seus laços estreitos com o Brasil". A restrição não se aplica a cidadãos britânicos.


VOO ALTERADO

O Ministério da Saúde alterou a data de partida do avião que buscará doses da vacina de Oxford na Índia. De acordo com a pasta, o voo, que partiria na quinta-feira, sairá nesta sexta , às 23h. As doses foram produzidas pelo Instituto Serum e a importação já foi aprovada pela Anvisa. A data de retorno da aeronave, com a carga de imunizantes estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada conforme o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a companhia aérea Azul. A previsão, contudo, é que o avião pouse no Rio de Janeiro neste sábado 16.


RETORNO AO INTERIOR

A pandemia fez aumentar um movimento tradicional da humanidade: a migração. Como mostra matéria de VEJA , trabalhando a distância, livres da necessidade de bater o ponto no escritório, milhares de famílias estão pondo o pé na estrada, de mudança para recantos onde mais importante do que ganhar muito dinheiro e ter acesso ao que há de melhor em convívio social e cultura é poder desfrutar uma existência da mais alta qualidade. Os bons serviços oferecidos em cidades menores e a economia em alta fizeram aumentar o número de moradores dos municípios com até 500.000 habitantes.


CIÊNCIA E RELIGIÃO

O papa Francisco, de 84 anos, e o papa emérito Bento XVI, de 93, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, informou a Santa Sé em comunicado. Os dois foram imunizados como parte de uma campanha que começou nesta semana para os funcionários do Vaticano. O fármaco administrado foi o produzido pela Pfizer, que tem sido usado em larga escala no continente europeu e em outros países, como os Estados Unidos. "Acredito que todos deveriam receber a vacina", declarou Francisco. O papa disse que não tomar o imunizante é colocar "em risco a vida de outras pessoas". Os dois papas receberão a segunda dose em cerca de três semanas.


Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.