CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO BRASIL E NO MUNDO

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 52.824.078 contaminados e 1.294.657 mortos no mundo. No Brasil são 5.781.582 contaminados e 164.281 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

VITÓRIA DA VACINA

O diretor do Instituto Butanta, Dimas Covas, afirmou que a breve paralisação do estudo da CoronaVac não interferiu no cronograma do imunizante. Os testes foram retomados porque a morte de um voluntário não teve relação com o fármaco - o homem morreu por intoxicação causada pelo uso exagerado de opioides, sedativos e álcool, segundo laudos dos Institutos de Criminalística e Médico Legal. Para Dimas Covas, o desfecho do imbróglio faz a vacina chinesa ganhar mais um aval de segurança. Em entrevista a VEJA, o governador de São Paulo, João Doria, criticou a ação da Anvisa no episódio e chamou o presidente Jair Bolsonaro de "irresponsável".

DIFERENÇAS DE PREÇO

Os bons resultados da vacina da Pfizer causaram euforia, mas há também problemas. Conforme mostra a colunista Vilma Gryzinski , o imunizante da farmacêutica americana é caro: 39 dólares por duas doses, isso baseando-se na compra antecipada feita pelo governo dos EUA. A tecnologia necessária para armazenar o produto é o que elevou o preço final. O valor indica que a vacina da Pfizer parece ser destinado somente a países ricos. Diferente, por exemplo, do fármaco desenvolvido por Oxford e AstraZeneca, que deve custar 2,60 dólares a dose, um preço mais acessível para países médios ou pobres.


VESTIBULAR DIGITAL

Como forma de driblar a pandemia para tentar fazer com que o ano letivo de 2021 não fique paralisado, algumas universidades já apostam no processo seletivo digital para avaliar os estudantes. Matéria de VEJA desta semana mostra, contudo, que, diante de tal cenário, a grande questão é como manter a lisura em uma prova à distância. Por isso, algumas faculdades investiram na tecnologia para assegurar um exame justo. O diretor da Associação Brasileira de Educação, Pedro Flexa Ribeiro, afirma que o maior desafio dentro da realidade do país é a "equidade das condições de acesso". Para os candidatos, por sua vez, o risco de fraudes é o que mais preocupa.


ESTRATÉGIA PARA SOBREVIVER

Com o intuito de estimular o retorno do público às salas de cinema, as redes exibidoras Cinemark e a UCI decidiram disponibilizar sessões fechadas para grupos de amigos . Até 20 pessoas vão poder reservar as salas, com o intuito de não dividir o espaço fechado com estranhos. No Cinemark, o complexo Market Place, em São Paulo, está aceitando as reservas pelo site ou aplicativo, no valor de 350 reais. Já a UCI disponibilizou a ação em todas as suas salas no Brasil e os valores vão de 200 reais (filmes clássicos) a 600 reais (longas em cartaz na sala Delux). As duas redes afirmam respeitar os protocolos de segurança de cada cidade.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.