CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL

 

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 23.676.599 contaminados e 813.789 mortos no mundo. No Brasil são 3.622.861 contaminados e 115.309 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

A FILA DA VACINA

Um relatório da Universidade Johns Hopkins recomendou que a aplicação da vacina contra a Covid-19, quando ela estiver disponível, seja dividida por grupos . Segundo o estudo, no primeiro grupo devem estar os profissionais de saúde envolvidos na resposta à doença, além das pessoas mais vulneráveis, como idosos acima de 65 anos e grávidas. Essa primeira leva também inclui professores, trabalhadores do transporte público e fornecedores de alimentos. No segundo grupo, estão, por exemplo, os demais profissionais de saúde, indígenas e policiais. O relatório foi direcionado aos EUA, mas suas recomendações servem também para o Brasil.
 


PRIMEIRA REINFECÇÃO

Pesquisadores de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus: um homem de 33 anos que foi diagnosticado pela segunda vez com a doença após voltar de uma viagem à Espanha. Segundo os cientistas, na primeira vez que foi infectado, o paciente apresentou sintomas leves, já na segunda, quatro meses e meio depois, estava assintomático. Os pesquisadores comprovaram a reinfecção quando sequenciaram o genoma do vírus e encontraram diferenças significativas nas duas cepas. A descoberta pode ajudar a determinar quanto tempo dura a imunidade após a infecção e quão protetora ela é.


PLASMA AUTORIZADO

O uso emergencial de plasma de pacientes recuperados no tratamento de pessoas hospitalizadas com Covid-19 foi autorizado pela FDA , agência que regula medicamentos nos EUA. De acordo com o órgão, evidências demonstram que os potenciais e constatados benefícios do produto superam os riscos. Para a agência, pesquisas sugerem que o plasma sanguíneo com alto nível de anticorpos pode diminuir a mortalidade e melhorar a saúde do paciente se for administrado nos primeiros três dias de internação. Já no Brasil, um estudo apontou redução de 8% da mortalidade por coronavírus em pacientes tratados com plasma.


CUIDADOS COM A AMAMENTAÇÃO

A pandemia de coronavírus trouxe novos desafios em relação ao aleitamento materno. E, para não colocar a saúde do bebê e da mãe em risco, como mostra matéria de VEJA Saúde , alguns cuidados devem ser tomados. Estudos mostram que o vírus não é transmitido pelo leite, então mesmo uma mulher que testou positivo pode amamentar. Com Covid-19 ou não, a higiene deve ser mantida: usar máscara cirúrgica durante os cuidados e a amamentação, além de restringir as visitas. Se a mãe estiver com o vírus, o Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento seja mantido, mas se o caso for grave, o indicado é retirar o leite e fornecê-lo ao bebê se for possível.


RETORNO TÍMIDO

Com a queda nos números da pandemia, alguns estados americanos puderam avançar na reabertura dos cinemas. No último fim de semana, o retorno fez as bilheterias dos EUA e Canadá superarem pela primeira vez a barreira dos 5 milhões de dólares desde 15 de março, somando 6,6 milhões de dólares. Os ganhos, porém, ficaram muito abaixo dos 100 milhões de dólares costumeiros, segundo o site especializado Box Office Mojo. Para tentar diminuir os temores de espectadores, as maiores redes americanas de cinema se uniram e lançaram uma campanha chamada "CinemaSeguro", que criou um protocolo para os 2.600 complexos que já voltaram a funcionar.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.