RESUMO DO DIA – EDIÇÃO DA NOITE | SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2020



MPF INTIMA FLÁVIO BOLSONARO A DEPOR EM INQUÉRITO SOBRE VAZAMENTO

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro intimou o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) a prestar depoimento no inquérito sobre suposto vazamento de informações sobre a Operação Furna da Onça, realizada pela Polícia Federal em 2018.
O filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem foro privilegiado, por isso a intimação deve ser encaminhada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, a pedido do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio. Após receber a intimação, o senador terá 30 dias para marcar seu depoimento.
A investigação parte do depoimento de Paulo Marinho, suplente de Flávio no Senado. O empresário afirma que Flávio Bolsonaro teve conhecimento prévio da operação da PF que apurava o esquema de "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Aquela operação revelou movimentações financeiras atípicas de Fabrício Queiroz, então assessor de Flávio e amigo da família Bolsonaro.
No mês passado, um relatório da própria Polícia Federal indicou o vazamento de informações sigilosas sobre a Operação Furna da Onça. A PF descobriu na ocasião que um informante, chamado de "amigo" pelos investigados, teria condições de "ajudar a monitorar a ação dos investigadores".
A intimação de Flávio Bolsonaro acontece um dia após a prisão de Fabrício Queiroz, que é investigado pelas "rachadinhas" na Assembleia do Rio. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) vê rotina intensa de saques da conta bancária de Queiroz: R$ 3 milhões em 11 anos. Hoje, o advogado do ex-policial pediu que ele cumprisse prisão domiciliar por questões de saúde.
O mesmo MP-RJ rastreou pagamentos de plano de saúde e mensalidades escolares das filhas de Flávio Bolsonaro e apontou que mais de 100 boletos (cerca de R$ 260 mil) foram pagos em dinheiro vivo. O levantamento verificou que os pagamentos não correspondem à movimentação bancária do político e de sua esposa, Fernanda Bolsonaro.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- Mapa mostra evolução de casos e mortes no Brasil, por município

- MP pede investigação sobre produção de cloroquina pelo Exército

- Cozinheira de acampamento pró-intervenção militar em SP morre de covid-19

- Bolsonaristas dizem que Weintraub ganhou cargo nos EUA para não ser preso.

Fonte/Foto: Arthur Sandes, do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.