EM BELÉM-PA SHOPPINGS REABREM A PARTIR DE HOJE



Entre as medidas para que lojas funcionem, estão a redução da capacidade para 50%. Praças de alimentação e cinemas permanecem fechados
A partir deste sábado (6), os shoppings centers têm permissão para voltar a funcionar, com a determinação de uma série de medidas sanitárias recomendadas nos decretos estadual e municipal para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus. O decreto municipal nº9.340/2020 com o protocolo específico para a reabertura dos shoppings na capital foi publicado ontem (5). Em Ananindeua, o decreto municipal foi publicado somente no final da tarde e a demora causou angustia entre os lojistas e trabalhadores de shoppings que não tinham certeza se iriam voltar a atividade, mas agora já está definido que hoje retornam ao trabalho.
Entre as normas para a volta do funcionamento dos estabelecimentos em Belém estão a redução de horário, que agora passa a das 12h às 20h, a verificação de temperatura de funcionários e clientes (impedindo a entrada dos que apresentarem febre), a oferta de álcool em gel ou álcool 70% para a higienização das mãos, marcações de distanciamento social, controle de pessoas dentro das lojas e o uso obrigatório de máscaras. Praças de alimentação, cinemas e parques infantis permanecem fechados. Além disso, o estacionamento deverá funcionar apenas com 50% da capacidade. A mesma restrição vale para os elevadores.
As autoridades sanitárias, os órgãos de Saúde, o governo do Estado e as prefeituras devem avaliar periodicamente os números da pandemia e com base neles irão decidir se liberam ou não outros serviços e também a manutenção de funcionamento dos shoppings. O superintendente do Pátio Belém, Tonny Bonna, ressaltou que o protocolo que o empreendimento adotou foi elaborado em parceria com o Hospital Sírio Libanês e baseado em ações que foram tomadas na Europa, onde a abertura dos shoppings já ocorreu e o modelo adotado é exemplo para outros países.
Entre as medidas para que lojas funcionem, estão a redução da capacidade para 50%. Praças de alimentação e cinemas permanecem fechados
Entre as medidas para que lojas funcionem, estão a redução da capacidade para 50%. Praças de alimentação e cinemas permanecem fechados Irene Almeida
“É importante ressaltar que tudo o que possa gerar aglomerações (eventos e promoções) será evitado dentro do shopping”, frisou. Isto também é apontado no decreto. Nestes dois últimos meses em que os empreendimentos ficaram fechados, os trabalhos e discussões a respeito das medidas sanitárias e o funcionamento seguro dos shoppings não cessaram. “Estamos muitos dedicados a esse enfrentamento. A reabertura está sendo responsável, tomando as medidas necessárias”, garantiu.
AJUSTES
Ontem foi um dia para os lojistas e empresários fazerem os últimos ajustes para reabrirem as portas hoje. Alisson Nuernberg, por exemplo, passou a manhã concluindo a finalização das marcações de distâncias dentro da loja. Dos dois caixas apenas um irá funcionar, com o funcionário usando máscara e uma barreira de acrílico separando o atendente do cliente. Na porta, ele colocou o limite de pessoas que poderão circular dentro da loja. “Adotamos tudo o que está no decreto e muito mais”, disse o gerente. “Estaremos recebendo os nossos clientes com todo cuidado, conforto e segurança, seguindo os protocolos de sanitização e preservando a saúde”, finalizou.
O shopping Bosque Grão-Pará reiterou que dentre as atividades suspensas estarão a do fraldário e empréstimo de carrinho de bebês. Os restaurantes, cafés, sorveterias, quiosques de alimentação e lojas da praça de alimentação só poderão trabalhar no modelo delivery e take away (retirada para viagem). Nos estacionamentos, os tickets de pagamento sairão automaticamente através de sensores de presença, para evitar a necessidade de tocar o botão. Ainda, as áreas comuns do shopping serão pulverizadas diariamente com quaternário de amônia.
No Boulevard Shopping as medidas também foram estabelecidas e por lá os lojistas receberam uma cartilha com sugestões para a operação no interior de suas lojas, como higienização de provadores, distância mínima de caixas, cuidados com aglomerações e presença de dispense de álcool em gel para uso dos clientes. O empreendimento informou que realizou uma higienização completa em todas as suas áreas, antes da reabertura.

Protocolos

- Horário de funcionamento de 12h às 20h;
- Verificação de temperaturas de clientes e funcionários, pessoas com febre não poderão entrar;
- Funcionamento de apenas 50% da capacidade de estacionamento;
- Uso obrigatório de máscaras tanto por clientes quanto consumidores;
- Oferta de álcool em gel para clientes higienizar as mãos;
- Elevadores funcionando somente com 50% da capacidade de lotação;
- Praças de alimentação, cinemas e parques fechados.

Fonte/Foto: Denilson D’Almeida – DOL/Irene Almeida

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.