CORONAVÍRUS | PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 8.367.894 contaminados e 449.397 mortos no mundo. No Brasil são 955.377 contaminados e 46.510 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

HIDROXICLOROQUINA, UM NOVO CAPÍTULO
A Organização Mundial da Saúde voltou a suspender os testes com hidroxicloroquina em seu grande estudo de tratamentos para pacientes com Covid-19. A medida foi tomada após novas pesquisas não mostrarem benefício do fármaco em infectados com o novo coronavírus. O remédio fazia parte do ensaio "Solidariedade", que busca testar diversas drogas já aprovadas e utilizadas contra outras doenças para averiguar se elas podem ser eficazes contra a Covid-19. O uso do medicamento, mesmo diante das evidências contrárias, ainda é defendido por autoridades, como Donald Trump e Jair Bolsonaro. Por outro lado, vários países, como França, Itália, Suécia e Espanha, já deixaram de usá-lo contra a Covid-19.
 

RISCO SILENCIOSO
Pesquisa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, revelou que o distanciamento social pode trazer danos profundos na capacidade dos adolescentes de se relacionar com pessoas que não façam parte do seu círculo familiar. Foram realizados estudos em roedores que apontaram que privações de contato durante a adolescência impactam mais o cérebro e o comportamento social nesta fase do que em outras faixas etárias. Pesquisadores pontuam, porém, que manter contato com outras pessoas por meios digitais pode amenizar os efeitos da atual privação. A análise foi publicada na revista The Lancet.
 

INTERAÇÃO MAIS RESTRITA
Apesar de ser a medida mais eficaz para achatar a curva de contágio da Covid-19, o isolamento social, a longo prazo, tem efeitos negativos importantes na saúde física e mental das pessoas. Matéria de VEJA Saúde aponta para uma saída para este problema: restringir os contatos das pessoas sempre a um mesmo grupo. Pesquisa da Universidade de Oxford mostrou que uma pessoa infectada, ao completar 20 interações sem qualquer limitação, pode espalhar o vírus para outros 1.500 indivíduos, enquanto um paciente que convive apenas com o mesmo pequeno grupo espalha para cerca de 500 pessoas e são necessárias mais de 20 interações. Apesar de complicado, esse modelo pode ser solução para evitar uma segunda onda.

DE VOLTA AO CAMPO
O governador de São Paulo, João Doria, autorizou que os times paulistas que estão na primeira divisão do campeonato estadual retomem os treinos a partir de 1º de julho. Para isso, as equipes terão que seguir uma série de medidas de segurança. O anúncio irritou os dirigentes dos clubes , que esperavam o sinal verde para a retomada imediata dos treinos. "Por que shoppings já estão abertos e centros de treinamento não?", argumentam os cartolas. A Federação Paulista de Futebol também se mostrou contrária à decisão e convocou reunião para esta quinta-feira, 18, com os 16 clubes da elite paulista para buscar outras soluções. Com 11.521 mortos no total, SP bateu recorde de mortes nas últimas 24 horas, com 389.

PRÓXIMAS SESSÕES
A rede de cinemas Cinemark, terceira maior em circuito de filmes, informou que planeja reabrir a maioria de suas salas nos Estados Unidos até 17 de julho com uma série de protocolos sanitários, como o uso de máscaras e lugares separados. As primeiras a permitirem público serão em Nova York e Los Angeles. Enquanto as salas não reabrem no Brasil, redes organizam sessões de cinema drive-in. Reportagem de VEJA acompanhou uma sessão montada no Memorial da América Latina, em São Paulo, em parceria com o Cine Petra Belas Artes, e contou como foi a experiência de vivenciar o chamado "novo normal" do entretenimento em tempos de pandemia.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.