Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 9.108.670 contaminados e 472.703 mortos no mundo. No Brasil são 1.106.470 contaminados e 51.271 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
SINAL ANIMADOR
Com a queda no número de pacientes internados nos últimas semanas, o Hospital de Campanha do Pacaembu encerrará as atividades no dia 30 de junho. Hoje, são 33 hospitalizados no local, três vezes menos que o registrado em 5 de junho. O hospital funcionou por três meses e reforçou a rede de saúde da capital paulista com 200 leitos para casos de baixa e média complexidade. Dos 1.510 pacientes recebidos até agora, 1.195 tiveram alta. Coordenado pelo Hospital Albert Einstein, o Pacaembu é considerado um caso bem-sucedido de atendimento médico e seu fechamento representa um momento emblemático na pandemia.
NOVOS TESTES
O laboratório responsável pelo desenvolvimento do antiviral remdesivir, primeiro medicamento a apresentar resultados positivos no tratamento da Covid-19, anunciou que irá testar o fármaco de forma inalável (por meio de nebulizador) em pacientes que estão no estágio inicial da doença. Até o momento, o uso do remédio é feito por via intravenosa, em doses diárias, dentro de hospitais. Na nova etapa de testes, também será analisada a eficácia da combinação do remdesivir com outras terapias. Os estudos serão iniciados nesta semana.
COMO FUNCIONAM AS VACINAS
Dez possíveis vacinas contra a Covid-19 estão sendo testadas em humanos no mundo. Entre as mais avançadas, estão a desenvolvida na Universidade de Oxford e a produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Matéria de VEJA Saúde mostra como os dois imunizantes mais avançados devem funcionar. O primeiro carrega um pedaço do material genético do vírus, o que estimula células do nosso corpo a produzirem as chamadas espículas, que incitam o sistema imunológico a fabricar anticorpos. Já o segundo é feito com o vírus em si, mas inativo. A esperança é de que uma vacina esteja disponível no primeiro semestre de 2021.
RETOMADA DOS CLUBES
Apesar de os treinos com bola terem sido liberados só a partir de 1º de julho, os principais clubes do futebol paulista começam a retomar suas atividades com uma bateria de exames nos atletas. Os quatro grandes - Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos - já testaram os jogadores e reabriram os centros de treinamento para que sejam realizadas, a partir de hoje, análises físicas. Ao todo, 33 atletas testaram positivo - 21 do alvinegro paulistano, quatro do alviverde, quatro do tricolor e quatro do alvinegro praiano. Ainda não há data definida para o retorno do Campeonato Paulista. Os dirigentes mais otimistas apostam entre a segunda e a terceira semana de julho.
DE VOLTA AO SET
Um dos maiores sucessos da Netflix no ano passado, a série de fantasia 'The Witcher' será a primeira grande produção a retomar as gravações, paralisadas em março. O retorno ao set, na Inglaterra, está previsto para 17 de agosto e a segunda temporada deve estrear em 2021. No Brasil, enquanto as tradicionais salas de cinema seguem fechadas, as sessões drive-in injetam fôlego nas bilheterias. De maio para junho, o mercado cinematográfico dobrou seu faturamento com a ajuda dos cinemas ao ar livre. Em São Paulo, o drive-in Petra Belas Artes prorrogou sua programação até 26 de julho. O velho formato, quem diria, é a nova sensação dos fãs de cinema.
REFLEXÕES SOBRE O PÓS-PANDEMIA
O leitor de VEJA ganha um novo conteúdo exclusivo de informação. O VEJA Insights traz uma seleção ensaios aprofundados em PDF. O projeto oferece um material diferenciado sobre grandes temas da atualidade. Para a estreia, o VEJA Insights apresenta o ensaio “Ano Zero: Reflexões sobre Política e Economia Pós-Pandemia”, do cientista político e doutor em sociologia Murillo de Aragão. O estudo analisa os impactos do coronavírus nas searas política e econômica e traça cenários para o futuro. Assine no link e receba o conteúdo gratuitamente no seu e-mail.
Fonte: Redação de VEJA
CORONAVÍRUS | INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL
Revisados pela Zilton Fioravante Filho
on
08:44
Rating: 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário