CORONAVÍRUS | AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 9.440.535 contaminados e 482.923 mortos no mundo. No Brasil são 1.188.631 contaminados e 53.830 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

VOLTA ÀS AULAS
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou um plano para a retomada gradual das atividades escolares no estado. Previsto para ser iniciado em 8 de setembro, o retorno atingirá os cerca de 13,3 milhões de estudantes da educação básica, infantil, superior e profissionalizante das redes pública e privada. A primeira fase contará com a presença de 35% dos alunos em sala de aula e só terá início se todas as regiões estiverem dentro da fase amarela do Plano São Paulo por 28 dias. Serão necessários protocolos de distanciamento e higiene, como o uso obrigatório de máscaras por profissionais e estudantes, além de outras medidas de segurança.
 

BOM SINAL
Depois de 71 dias de funcionamento, o hospital de campanha de Manaus encerrou suas atividades . Segundo o prefeito da cidade, Arthur Virgílio Neto, o local recebeu 757 pacientes e teve taxa de cerca de 81% de recuperados e mortalidade por volta de 19%. O hospital, instalado provisoriamente em uma escola, teve a missão de desafogar o sistema de saúde da região, uma das primeiras a entrar em colapso por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil. "Salvamos vidas no hospital e vamos continuar salvando com a escola, por meio da educação e da cidadania", escreveu o político em suas redes ao anunciar o fechamento.

AUMENTO DE TESTES
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do programa de testagens para a Covid-19. A nova determinação deve atingir cerca de 50 milhões de brasileiros, uma vez que pacientes com sintomas leves da doença também serão examinados. Atualmente, a testagem da rede pública está concentrada em pessoas internadas por síndrome respiratória aguda grave. Metade dos testes aplicados será do tipo RT-PCR, exame mais preciso que indica uma possível infecção ativa, e a outra metade será de testes de anticorpos, que indicam se a pessoa já teve a doença. As novas diretrizes da pasta têm como foco o interior do país, que tem sofrido com aumento de casos.

CONTATOS RASTREADOS
Países que superaram a primeira onda da Covid-19 adotaram, além da testagem em massa e isolamento social rígido, uma política intensa de rastreamento de contato. Matéria de VEJA Saúde explica como essa medida pode ser muito importante para conter o vírus. Ela começa com a identificação e o isolamento de uma pessoa infectada, que informa por onde ela andou e com quem teve mais contato e, a partir daí, os indivíduos são identificados para que eles adotem quarentena e fiquem atentos a sintomas. Se a pessoa já estiver com sinais da doença, o processo se repete com ele e assim por diante. Uma boa iniciativa para tentar diminuir os casos.

SEM LARGADA
Duas das mais tradicionais corridas de rua do mundo, as maratonas de Nova York e Berlim foram canceladas por causa da pandemia. A prova na metrópole americana celebraria sua 50ª edição e contava com mais de 50 mil inscritos, mas a ainda grave situação da cidade não deu outra alterativa à organização. Na Alemanha, mesmo com o surto mais controlado do que nos EUA, a organização também optou pelo cancelamento, uma vez que o governo proíbe aglomerações e não deve flexibilizar as medidas tão cedo. Nos dois casos, os inscritos poderão pedir reembolso. Na contramão está a maratona de Hamburgo, que manteve a data para setembro, com rígidas medidas de higiene. Atletas do Brasil não devem ser aceitos.

ESPETÁCULO NO CARRO
O estádio do Palmeiras, Allianz Parque, começou a receber um vasto cardápio de eventos ao vivo para o público assistir dentro do carro, ao estilo drive-in. Além da exibição de filmes clássicos – como ET e Jurassic Park –, a programação contará também com shows de música ao vivo – Jota Quest, Anavitória, entre outros –, stand-up comedy e teatro infantil. Por sessão, o gramado, coberto com um piso especial, tem capacidade de receber até 300 carros. O som das atrações é transmitido por meio de caixas instaladas ao lado dos veículos. A programação está prevista para até 19 de julho, mas é bom preparar o bolso, pois os ingressos são salgados.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.