CORONAVÍRUS | INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NO BRASIL


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 5.606.925 contaminados e 350.862 mortos no mundo. No Brasil são 391.222 contaminados e 24.512 mortos.

TRAGÉDIA BRASILEIRA
Pelo segundo dia seguido, o Brasil superou os Estados Unidos e foi o país do mundo com mais mortes por Covid-19 em 24 horas. De segunda para terça, foram 1.039 óbitos registrados, contra 592 em território americano. Além disso, houve o diagnóstico de mais 16.324 casos positivos. Os números escancaram que o Brasil se tornou o atual epicentro do coronavírus no planeta. O Ministério da Saúde informou que 1.536 municípios brasileiros já tiveram mortes pela doença  e 3.771 cidades possuem registros oficiais do vírus. A pasta afirma também que 158.593 pacientes estão recuperados e outros 208.117 seguem em acompanhamento. 

FRAUDES NO RIO
A Polícia Federal deflagrou uma operação para cumprir mandados de busca na residência oficial do governador do Rio, Wilson Witzel, no escritório onde trabalha a primeira-dama, Helena Witzel, onde investigadores localizaram e-mail com pagamentos à mulher do político, e em outros nove endereços, segundo a PGR. A Operação Placebo investiga fraudes e desvios milionários nos gastos emergenciais de combate à Covid-19 no estado. Conforme reportagem de VEJA , Witzel está na mira de ao menos três investigações em andamento. Segundo o STJ, o político "tinha o comando" da estrutura que deu suporte a fraudes. Ele nega as acusações e diz estar sendo alvo de perseguição por parte de Bolsonaro.

'PEDRAS NO CAMINHO'
Um dos responsáveis pela estratégia de combate ao surto de coronavírus no país, o agora ex-secretário de Vigilância em Saúde Wanderson Oliveira citou "pedras no caminho" de seu trabalho em carta de despedida. Oliveira lembrou os ex-ministros Mandetta e Teich, com quem disse ter boa relação, apesar do pouco convívio, e pediu que o interino Eduardo Pazuello tenha diálogo com os secretários estaduais. Mandetta, em entrevista a VEJA , se disse perplexo com a decisão da Comissão de Ética da Presidência para que ele cumpra os seis meses de quarentena remunerada antes de voltar a trabalhar. O ex-ministro tem sido consultado por empresas na pandemia e afirma que gostaria de ajudar. "Estou abismado."

TEMPO FECHADO
A crise provocada pela pandemia no setor aéreo devido à queda no número de voos fez com que a companhia aérea Latam pedisse recuperação judicial nos Estados Unidos. O pedido incluiu as empresas do grupo que operam, além dos Estados Unidos, no Chile, Peru, Colômbia e Equador. As subsidiárias que atuam no Brasil, Argentina e Paraguai ficaram fora. A empresa afirma que negocia ajuda com o governo brasileiro, que já aprovou um programa para companhias aéreas, para continuar a operação, mas que não descarta uma recuperação judicial aqui também. O mecanismo serve para evitar que uma empresa feche as portas em definitivo. A dívida da companhia está hoje em torno de 10 bilhões de dólares.

ALERTA AOS FUMANTES
Um estudo feito no Imperial College de Londres com 2,4 milhões de pessoas revelou que fumantes têm probabilidade 14% maior de apresentar sintomas compatíveis com a Covid-19 e um risco duas vezes mais alto de serem internados em decorrência da doença. Os fumantes também apresentaram uma chance 50% mais alta de sofrer sintomas menos comuns, como diarreia, perda de apetite e delírio. Em fase de pré-publicação, o estudo ainda precisa de revisão pelos pares. Outra pesquisa, nos EUA e já revisada, mostrou que o pulmão de um usuário de cigarro tem mais receptores usados pelo coronavírus para invadir as células, chamados de ECA2.

VACINA EM TESTE
A empresa de biotecnologia Novavax anunciou o início da primeira fase de testes em humanos de uma vacina contra o novo coronavírus. A etapa 1 terá a participação de cerca de 130 participantes saudáveis com idades entre 18 e 59 anos em duas regiões da Austrália. O resultado, segundo a empresa, deve ser divulgado em julho. Caso a resposta seja positiva, a fase 2 será iniciada, já com pacientes dos EUA, e avaliará o nível de imunização, segurança e redução de casos da Covid-19 em uma faixa mais ampla de idade. Em testes pré-clínicos, a vacina demonstrou alto nível de imunidade e de anticorpos. Bons sinais.

Fonte: Redação de VEJA

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.