BELÉM | FÉ, EMOÇÃO E ATÉ INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO CÍRIO



Verdadeiro tsunami de fé, gente e lágrimas, o Círio de Nazaré, mais uma vez, deu demonstrações de que é a principal manifestação católica do mundo. Sem bairrismos. As estatísticas oficiais apontam 2 milhões de romeiros que creditam à padroeira dos paraenses uma graça alcançada ou que creem que ela atenderá seus pedidos, número que seguramente devem ser revistos. A cada ano cresce a participação popular, com pessoas do mundo todo vindo a Belém conferir de perto que devoção é essa. A capital carrega com justiça o status de estar no roteiro obrigatório do turismo religioso mundial.
Violência
Uma ação violenta do Grupo de Ações Táticas da Guarda Municipal marcou de forma negativa o início da madrugada de domingo, na Praça da República. Sem nenhum motivo aparente, os guardas apreenderam tambores de grupos afro religiosos que todos os anos fazem uma manifestação paralela à Festa da Chiquita, encerrando à meia-noite. Até spray de pimenta foi usado. Em resposta, os afro religiosos gritaram “intolerância” e “abuso de autoridade”.
Abuso
As empresas de transporte por aplicativos jogaram soltas no Círio, em Belém. As chamadas taxas dinâmicas, que inflacionam a corrida em mais de 100%, foram permanentes no sábado e domingo. Tudo bem que houve uma demanda alta nessa época, mas daí a meter a mão sem pena no bolso do consumidor soa como escárnio. Pior é que não há um órgão regulador ativo que se preze para enquadrar quem pratica esses abusos.
Bagunça
Os agentes de trânsito da Prefeitura tomaram chá de sumiço das ruas e transversais próximas à Praça da República no sábado e domingo de Círio. Após a passagem da berlinda e com a multidão dispersa, o que se viu foram vários engarrafamentos e condutores fazendo mil barbaridades ao volante, na base do cada um por si, na volta para casa.
Bagunça 2
E na ausência do poder público, os flanelinhas fizeram a festa. Em vias como a Almirante Wandenkolk, entre a João Balbi e José Malcher, e a Piedade entre Tiradentes e José Malcher, havia simplesmente filas duplas de estacionamento, piorando ainda mais as condições do tráfego.
Certeiro
Com a ausência do padre Antônio Maria, que está participando do Sínodo, no Vaticano, o Banco da Amazônia acertou na mosca na escolha da atração substituta. A banda Anjos de Resgate levantou o público antes, durante e após a passagem da berlinda no sábado e domingo. A tradicional homenagem do Banco à Padroeira foi outro show à parte.
LINHA DIRETA
A foto que ilustra a capa do DIÁRIO desta segunda-feira no pós-Cirio ilustra à perfeição o significado da religiosidade do paraense. Além disso, incorpora a Amazônia a essa celebração no passeio da berlinda e do povo em meio às portentosas mangueiras de Belém. O registro é do premiado fotógrafo Ney Marcondes.
A Pastoral do Turismo fará uma seleção, na manhã de hoje, dos objetos de cera, os chamados ex votos, que simulam órgãos que foram curados, réplicas de casas, carros e uma infinidade de outros itens representativos. Os mais diferentes e até inusitados serão catalogados e farão parte do acervo do Memória de Nazaré.

Fonte/Foto: Diário do Pará/Reprodução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.