RESUMO DO DIA - EDIÇÃO DA NOITE | TERÇA-FEIRA, 04 DE JUNHO DE 2019



GUEDES DIZ QUE SUSPENDERÁ CONCURSOS PORQUE HÁ SERVIDORES DEMAIS

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os governos anteriores contrataram servidores públicos em excesso e concederam reajustes salariais "ferozmente". Ele participou hoje de audiência sobre a reforma da Previdência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Segundo Guedes, como consequência do inchaço da máquina pública, o governo optará por não realizar concursos públicos nos próximos anos. Ele não disse por quanto tempo os processos seletivos ficarão suspensos.
O ministro comparou hoje o país a uma "baleia ferida". "Não é coincidência que o Brasil tenha crescido 0,5% ao ano nos últimos oito anos. O Brasil é uma baleia ferida que foi arpoada várias vezes, está sangrando e parou de se mover. Não tem direita ou esquerda, precisamos retirar os arpões", disse.

Segundo o ministro, a economia brasileira está aprisionada em uma armadilha de baixo crescimento, fruto de um forte desequilíbrio fiscal que afugenta investidores.
"A máquina pública se transformou em uma ferramenta perversa de transferência de renda. O BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] estava reforçando as empresas mais capitalizadas. A Caixa, por meio do FGTS, repassava dinheiro para as empresas com melhores conexões políticas", afirmou.
Guedes disse que a reforma da Previdência é a primeira medida para reequilibrar as contas públicas. O ministro foi obrigado a comparecer à audiência hoje, após convocação dos membros da comissão. Ele foi convidado para participar de reunião semelhante em 14 de maio, mas não compareceu ao evento e se justificou dizendo que já estaria em audiência da Comissão Mista do Orçamento.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- Bolsonaro quer fim de exame toxicológico e multa menor por rodar sem capacete

- Jornal francês diz que Witzel é responsável por genocídio nas favelas do Rio

- Presidente do Coaf minimiza volta do órgão para Economia: "Não faz diferença"

- Brasil oficializa representante de Guaidó como embaixadora venezuelana no país.

Fonte/Foto: Antonio Temóteo, do UOL



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.