RESUMO DO DIA - EDIÇÃO DA MANHÃ | QUINTA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2019



📲NOVAS MENSAGENS PARA MORO AMPLIAM CRISE

O noticiário desta quinta promete ser quente. Novas conversas divulgadas na noite de quarta (12) pelo site The Intercept Brasil ampliam o raio da crise, até então centrada no ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e no procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, e expandem o leque de dúvidas a responder. As mensagens passam a mencionar Luiz Fux, ministro do STF; detalham pedido a Moro para ajudar no caso Celso Daniel e falam em "articulação com os americanos".
Essas conversas vazadas podem ter consequências jurídicas e eleitorais. Além do processo que resultou na condenação em três instâncias no caso do tríplex do Guarujá (SP), outras duas denúncias contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aceitas por Moro, correm risco de nulidade. Se isso acontecer, Lula voltaria a ter direitos políticos e poderia, por exemplo, ser candidato nas eleições de 2020.
E o relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira (PSDB-SP), deve ler nesta quinta (13) o seu parecer sobre a proposta sem capitalização, estados e BPC. O colunista Josias de Souza entrevistou o autor da emenda que propôs a exclusão de estados e municípios do texto da reforma da Previdência, o deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE), que se orgulha de seu trabalho: "Eu me considero responsável pela aprovação da reforma. Sem essa emenda, ela não seria aprovada", afirmou.
E o último destaque do dia não é uma boa notícia: os preços das mensalidades dos planos de saúde individuais subiram, em média, 382% em 18 anos, de 2000 a 2018. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o aumento ficou muito acima da inflação oficial do país no mesmo período, de 208%, e também foi mais que o dobro da inflação do setor de saúde, de 180%.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- Greve pode afetar funcionamento dos bancos na sexta (14); veja como pagar contas

- UOL Confere: PF não declarou que Lula é "ex-presidente mais rico da história do Brasil"

- Boris Johnson, favorito para ser o novo premiê britânico, coleciona gafes

- Matemática explica: eleitorado pode eleger político rejeitado pela maioria?

Fonte/Foto: Camila Rodrigues da Silva, do UOL

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.