RESUMO DO DIA - EDIÇÃO DA MANHÃ | QUARTA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2019



STF PODE USAR DIÁLOGOS DE MORO E DELTAN EM DECISÕES

Matéria da Folha desta quarta-feira (12) analisa alguns dos desdobramentos jurídicos do vazamento dos diálogos que mostram colaboração entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol publicados pelo site The Intercept Brasil.
Segundo advogados e professores ouvidos pelo jornal, a maneira como o atual ministro da Justiça e o procurador reagiram à divulgação das conversas, sem contestar o teor das afirmações e defendendo o comportamento adotado na época, aponta que o conteúdo é fidedigno e que ele pode servir de base para reverter decisões da Lava Jato, por exemplo, contra o ex-presidente Lula.
Dessa forma, o material pode ser usado para anular casos da Lava Jato mesmo que os arquivos eletrônicos não sejam analisados por peritos que avaliem sua autenticidade.
No campo político, a estratégia da oposição na Câmara é "dar um tempo" e apostar no aumento de desgaste de Moro. Há um consenso: é preciso ter paciência e esperar o ex-juiz "sangrar" ainda mais antes de abrir guerra total contra ele, criando uma CPI. A expectativa é de que novas mensagens que venham a público piorem ainda mais a situação.
Já para a investigação sobre a origem do vazamento, a associação de peritos da PF diz ser imprescindível ter acesso aos celulares do ministro e de outras autoridades que afirmaram ter sido alvos de ataques.

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

- Congresso aprova verba extra de R$ 248,9 bi para governo pagar benefícios

- Mercado de seguro privado se prepara para faturar com nova Previdência

- O que pode mudar com a criminalização da homofobia pelo STF; veja dúvidas

- Acumulada há 5 sorteios, Mega-Sena pode pagar R$ 80 milhões nesta quarta (12).

Fonte/Foto: Thiago Fernandes, do UOL


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.