OPINIÃO | A DESTILAÇÃO DO ÓDIO POR CONTA DA PALESTRA DE HADDAD NA UFOPA, EM SANTARÉM-PA



“A universidade pública é ambiente de produção e difusão de conhecimento, manifestação de cultura e debate de políticas”

- por Wallace Carneiro de Sousa (*)
A visita de Fernando Haddad a Santarém, em sua caravana pela Amazônia [Lula livre], deixou um grande alvoroço na cidade, muito ainda com resquícios da recente eleição presidencial, expuseram uma onda de ódio e intolerância na cidade e nas redes sociais.
Dentro de um contexto de bipolaridade que divide o país, a palestra do ex-ministro da Educação provocou ataques daqueles que ideologicamente se alinham ao campo político da direita ou simplesmente escolheram o projeto político bolsonariano de governar.
É claro que a discordância e a crítica fazem parte de qualquer democracia sadia, o problema é quando essa crítica descamba para o ódio e para intolerância, levando de quebra ataques infundados a instituições, como no caso a Ufopa.
De todo esse episódio, o que mais me chamou atenção foi não só o fato de quererem cercear a manifestação política de um grupo X, mas também de se insurgirem contra a instituição pública federal que sediou o evento.
Ora, falar que o evento político de um grupo X não poderia ser sediado em uma universidade pública por si só já demonstra desconhecimento da democracia e das leis, além de não conhecer a acepção da palavra UNIVERSIDADE, mas além disso, atacar a instituição, menosprezando e inferiorizando-a só porque um grupo político utilizou do espaço PÚBLICO para debater política de sua linha de pensamento. Aí é absurdo, é querer regredir na história e descaracterizar o próprio conceito Universidade.
A universidade pública é ambiente de produção e difusão de conhecimento, manifestação de cultura e debate de políticas, sendo um ambiente plural, livre das amarras do pensamento único.
Outro dado importante é que pela lei a universidade é um espaço público que agrega não só sua comunidade interna (alunos e servidores), mas a própria comunidade externa. Desta forma, saibam que se fosse negado o espaço para realização do evento em questão, provando-se que aquele espaço se encontra livre e que o evento não causaria prejuízos ao funcionamento do ensino, caberia até mesmo mandado de segurança para assegurar direito líquido e certo de ocupação do espaço público pela comunidade.
Quanto à universidade, ela é sua, é seu patrimônio, tenha orgulho de ter uma universidade pública federal em sua cidade, tenha orgulho da Ufopa que hoje possui a segunda melhor avaliação das instituições de ensino superior do país, tenha orgulho da universidade que possui cursos que se classificam entre os melhores do Brasil.
Universidade que produz conhecimento e leva esse conhecimento para a comunidade, que verdadeiramente retribui o que se gasta de recursos públicos com a própria população.
Portanto, antes de mostrar o pior lado do ser humano, que é o ódio e a intolerância, procure se informar, leia, liberte-se do reproducionismos de informações prontas das redes sociais e, principalmente, vamos parar de pensar com fígado e começar a utilizar a razão.


–– (*) Wallace Carneiro de Sousa é analista judiciário do Tribunal de Justiça do Pará. Escreve regularmente no blog jesocarneiro.com.br



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.