EDUCAÇÃO: NOVO ENSINO MÉDIO É COLOCADO EM PRÁTICA NAS ESCOLAS SESI DO PARÁ
O Novo Ensino Médio,
aprovado em 2017 pelo Congresso Nacional, deve ser implantado em todas as
escolas do país até 2022. A mudança prevê aumento da carga horária de estudos,
a implementação do ensino integral e a introdução da formação técnica
profissional no currículo do ensino médio, entre outras.
De acordo com o Ministério
da Educação, o Novo Ensino Médio vai permitir que estudantes escolham em quais
áreas do conhecimento pretendem seguir, de acordo com o interesse e talento de
cada um.
Nas escolas da rede de
educação do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial (SENAI), o Novo Ensino Médio foi implantado em 2018, de
forma experimental, em cinco estados. Neste ano, o novo modelo deve se estender
pelas outras 22 unidades da federação.
No estado do Pará, a Rede
SESI de educação vai iniciar o ano com três turmas adaptadas às exigências do
Novo Ensino Médio e mais três estão previstas para serem abertas em 2019.
“Nós fizemos toda
adequação administrativa e pedagógica nas escolas para receber esse Novo Ensino
Médio, que vem agora com currículo integrado, com gestão compartilhada. E a
questão da formação docente a gente já inicia nesta semana. Porque a gente
considera que esse é o grande mote desse projeto, a formação docente”, explica
a gerente de Educação da Rede SESI, no Pará, Márcia Pantoja.
SESI NO PARÁ
A rede SESI conta com 14
unidades fixas e 23 móveis em todo estado do Pará, que oferecem ensino infantil
e fundamental, educação de jovens e adultos, ensino médio, educação continuada,
saúde e segurança no trabalho, cultura, esporte e lazer para milhares de alunos
e trabalhadores da indústria paraense.
O Novo Ensino Médio nas
escolas SESI prevê a formação técnica do estudante em parceria com o SENAI e
permitirá aos jovens iniciarem a vida profissional mais cedo. Além disso, as
escolas SESI contarão com um currículo integrado por áreas de conhecimento e
não mais por disciplinas.
“A área de conhecimento
faz um trabalho conjunto com todas as áreas do conhecimento e faz uma
aproximação real do aluno com o contexto do mundo real onde ela vai atuar, onde
ele vai trabalhar. Então, essa é a grande sacada, na verdade, dessa
reformulação do ensino médio”, ressalta Márcia Pantoja.
Novo Ensino Médio no SESI
Os primeiros 222 alunos do
Novo Ensino Médio da Rede SESI de Educação vão receber diplomas de técnico de
Eletrotécnica e do ensino regular. Eles são integrantes das turmas abertas nas
unidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo e Goiás, em 2018, com
previsão de formatura em 2022.
Este ano, os estudantes da
Rede SESI inscritos nas turmas do Novo Ensino Médio vão poder optar pelas áreas
de matemática, ciências da natureza, técnico em mecânica ou de rede de computadores.
O pioneirismo do SESI e do
SENAI na implantação do Novo Ensino Médio deve contribuir para aumentar o
número de técnicos profissionais no mercado de trabalho nos próximos anos já
que, menos de 10% dos estudantes brasileiros se dedicam à formação técnica,
segundo dados do próprio SESI.
“Um pequeno contingente de
jovens faz a educação técnica junto com a educação regular. A reforma do ensino
médio é positiva nessa direção. No Brasil, menos de 10% dos jovens de 15 a 17
anos fazem educação técnica junto com a educação regular. Na média dos países
desenvolvidos é acima de 50%”, lembra Diretor-Geral do SESI, Rafael Lucchesi.
O Novo Ensino Médio prevê
que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fará parte de 60% das matérias
estudadas em sala de aula. Os outros 40% são flexíveis e optativos nas áreas de
linguagens, matemática, ciências de natureza, ciências humanas, sociais e para
formação técnica profissional.
O estudo da matemática,
português e inglês é obrigatório. A BNCC é formada ainda pelas disciplinas de
história, geografia, biologia, física, química e literatura.
Fonte:
Cristiano Carlos – Agência do Rádio Mais
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