FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL TEM SEGUNDA EDIÇÃO EM PORTUGAL, DIAS 16 E 17/11, E PARTICIPAÇÃO DE CHEF DE BELÉM-PA


Chef e pesquisador Felipe Gemaque, de Belém (PA), apresenta a gastronomia amazônica na Europa
Após percorrer mais de 70 mil km, em todos os estados brasileiros, mapeando a gastronomia – ingredientes, receitas e personagens – e levando festivais para todas as regiões do país, a Plataforma Fartura desembarca pela segunda vez em Portugal para celebrar a conexão entre as duas culturas gastronômicas, com o Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal. O evento será nos dias 16 e 17 de novembro, no Time Out Market em Lisboa.
Com curadoria gastronômica brasileira de Luiza Fecarotta, foram convidados chefs de todas as regiões brasileiras, referências em suas cozinhas. O chef e pesquisador da gastronomia amazônica Felipe Gemaque irá representar a Região Norte. Bacharel em gastronomia e cozinha internacional. Começou estagiando aos 15 anos no restaurante Família Sicília, em Belém. Trabalhou em diversos restaurantes, entre eles o “Lá em Casa”, um dos mais tradicionais da capital paraense, além de atuar com o chef Ofir Oliveira, conhecido por valorizar a culinária local. Atualmente, gerencia a 2+1 Produções Gastronômicas, em Belém, onde desenvolve trabalhos como personal chef.  No Fartura Portugal, ele vai conduzir uma cozinha ao vivo, mostrando ao público a gastronomia amazônica e paraense.
Os outros representantes brasileiros são Bel Coelho (SP), pesquisadora que já passou por renomados restaurantes no mundo, como o três estrelas Michelin “El Celler de Can Roca”; a promessa mineira Caetano Sobrinho (MG – Sudeste); Carlos Kristensen (RS - Sul), seis vezes premiado na capital gaúcha; Ariani Malouf (MT – Centro-Oeste), considerada a melhor chef de Cuiabá (Veja 2018); e Ivan Prado (CE - Nordeste) autor do projeto Saberes e Sabores do Ceará. Acompanham a comitiva, produtores e ingredientes de todo o país.
Chefs e produtores portugueses de renome também participam, em um intercâmbio de conhecimentos e sabores. Entre os já confirmados estão Vitor Sobral, do A Tasca da Esquina, referência da gastronomia lusófona; o premiado João Rodrigues, que chefia o Feitoria, com sua estrela Michelin; Justa Nobre, que comanda o restaurante A Justa, reconhecido pelas receitas tradicionais reinventadas; e a jovem Ana Moura, que apresenta uma cozinha de autor.
Com o tema que norteia o projeto – da origem ao prato – o Festival Fartura Lisboa terá a seguinte programação: um almoço de lançamento; um espaço de produtos e produtores de ambos os países; bate-papo entre chefs e produtores brasileiros e portugueses; mesas de negócios para trocas de experiências; um coquetel para networking; exibição de filmes da Expedição Fartura; e cozinhas ao vivo, com chefs brasileiros e portugueses preparando pratos para o público.
"A ideia central de ir pra Portugal é estreitar os laços com nossas origens. Descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha - e vice versa. Queremos gerar trocas entre os dois países. Vamos mostrar ao público a gastronomia das cinco regiões do Brasil. E queremos promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes, trocas de experiências, culturas e negócios”, explica o Diretor Geral da Plataforma Fartura, Rodrigo Ferraz.
O Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal tem patrocínio da APEX, apoio institucional dos governos de Minas Gerais, Pará e Ceará; midia partner Globo Internacional e colaboração de João Portugal Ramos Vinhos, Cerveja Vadia, Savy Gin e Octoni Negócios Internacionais.

FELIPE GEMAQUE (PA) é bacharel em gastronomia e cozinha internacional. Começou estagiando aos 15 anos no restaurante Família Sicília. Trabalhou em diversos restaurantes, entre eles o "Lá em Casa", um dos mais tradicionais da capital paraense, além de atuar com o chef Ofir Oliveira, conhecido por valorizar a culinária local. Atualmente, gerencia a 2+1 Produções Gastronômicas, em Belém, onde desenvolve trabalhos como personal chef.

Fonte/Foto: z fioravante, com informações de Mayra Lopes| Doizum Comunicações/Reprodução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.