UFOPA ABRE SINDICÂNCIA PARA APURAR CASO DE ESTUDANTE DENUNCIADO POR COMENTÁRIO RACISTA


A universidade deu início a um processo de apuração dos fatos. Em outro caso, dois outros alunos da instituição foram punidos por racismo institucional.
Após a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra um aluno da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que fez um comentário racista na página oficial da instituição em uma rede social, a universidade deu início a um processo de apuração dos fatos. O caso ocorreu durante um ritual indígena de recepção aos calouros indígenas e quilombolas, em Santarém, no oeste do Pará.
O comentário racista do estudante de bacharelado em ciências econômicas Francisco Albertino Ribeiro dos Santos, foi feito durante uma transmissão ao vivo no dia 11 de maio de 2018. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável. De acordo com a lei 7.716/1989, artigo 20, é prevista a pena de dois a cinco anos de prisão e multa.
Em nota, a Ufopa disse que apoia a investigação e a denúncia do MPF, pois tem implementado políticas de ações afirmativas e de promoção de igualdade étnico-racial, visto que há um grande contingente de indígenas e quilombolas na região. A reitoria da Ufopa está cuidando diretamente do caso e seguirá todas as orientações do MPF, para que sejam tomadas as devidas providências institucionais e administrativas, de acordo com o regimento interno da universidade.
Racismo institucional
De acordo com a nota, em outro caso, também neste ano, a universidade determinou a primeira punição por racismo institucional. Dois alunos que tiveram condutas racistas em um grupo privado de troca de mensagens foram punidos com 60 dias letivos de suspensão. O caso foi acompanhado de perto pela reitoria da Ufopa e a punição foi estabelecida com base em parecer jurídico emitido pela Procuradoria da Universidade.
Atualmente, a instituição possui 737 alunos de graduação ingressantes por meio dos processos seletivos especiais, sendo 487 indígenas e 250 quilombolas, e mantém diversas políticas de ações afirmativas voltadas para dar apoio acadêmico, financeiro e psicológico a esses estudantes.

Fonte/Foto: G1 Santarém PA/Silvia Vieira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.