ALCOA REFORÇA CAMPANHA OUTUBRO ROSA EM JURUTI-PA

As atividades foram abertas no dia 04, com uma ação voluntária no Hospital 9 de Abril em Juruti

A necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da doença estão presentes em todas as ações desenvolvidas pela empresa durante o mês
Prevenir: uma das melhores formas de lutar. O tema é o centro das ações desenvolvidas pela Alcoa Juruti durante a campanha Outubro Rosa, que tem objetivo de conscientizar funcionários e pessoas da comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino, além da endometriose e outras doenças que afetam a saúde da mulher. A programação vem sendo desenvolvida ao longo de todo o mês com diversas ações na fábrica e junto à comunidade.
O Hospital 9 de Abril foi palco das primeiras atividades da campanha, realizadas no dia 04/10, com a realização do ACTIONOutubro Rosa, onde os funcionários da empresa se mobilizaram, junto com a comunidade, funcionários do Hospital, e estudantes e educadores do Colégio Pitágoras, para um treino funcional para despertar a sensibilização de todos sobre a importância da atividade física como parte importante da prevenção das doenças geradas pelo sedentarismo.
Durante o ACTION foram sorteados exames, envolvendo consulta com mastologista, coleta de PCCU e palestra sobre saúde da mulher. Na ocasião a Associação Lar São Francisco (ALSF), que administra o hospital, recebeu um cheque no valor de 10 mil reais do Instituto Alcoa, recurso que será aplicado nos serviços de atendimento médico.
O diretor administrativo do hospital, Frei Tarcísio considerou importante esse tipo de ação para despertar a conscientização das pessoas. “Por mais que as pessoas saibam da questão do câncer feminino, trabalhado no Outubro Rosa, a rotina e a correria do dia a dia fazem com que isso fique em segundo plano. Então a importância social dessa ação é muito grande, o envolvimento das pessoas, o planejamento da ação, fazer a comunidade se envolver. Isso desperta a consciência e a solidariedade. É muito valor humano envolvido”, destacou.
A voluntária Juliete Morais Moutinho considerou a ação muito importante para que as mulheres estejam atentas a fazerem o autoexame da mama e se prevenir do câncer. “É importante saber o momento de fazer o autoexame e também orientar outras pessoas sobre essa doença”, disse. O estagiário da Alcoa, Ricardo Nunes, que é acadêmico do curso de Engenharia de Minas da Ufopa, participou pela primeira vez de uma ação voluntária e se mostrou entusiasmado com o movimento. “É uma experiência muito gratificante a gente poder se sentir integrado à comunidade, sentir que a empresa se importa com a comunidade onde
está inserida e que ela confia em nós, estagiários, para ajudar nessas ações sociais. Eu acredito que não é só uma campanha para prevenir o câncer de mama, mas é importante que todos estão conectados e integrados com a comunidade”, expressou.
Durante o mês, em datas específicas, profissionais de saúde conversam com os colaboradores sobre cuidados simples e que fazem a diferença, como a realização do autoexame e o acompanhamento médico. Para simbolizar a luta, nos dias 30 e 31, vestirão peças de roupa ou acessórios na cor rosa, para reforçar o apoio à campanha.
Um bate-papo de auditório está sendo promovido nesta terça-feira(30) pela Rede de Mulheres Alcoa (AWN) e o Serviço Médico Alcoa, reunindo alcoanas, contratadas, familiares e comunidade em uma conversa esclarecedora sobre a endometriose e o câncer de útero, no auditório do Porto da Alcoa Juruti. A iniciativa conta com a participação especial dos médicos Alan Torres e Evely Silva.
“Para a Alcoa, este é um momento de reflexão sobre a saúde da mulher, trazida à mostra com as ações do Outubro Rosa. Queremos alertar para a questão da saúde em todos os sentidos, mas principalmente para a prevenção de doenças que trazem tantos transtornos às famílias, como o câncer de mama e de colo uterino”, destacou Rogério Ribas, gerente de Assuntos Institucionais e Recursos Humanos  da Alcoa Juruti.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se o aparecimento de mais de 59 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, nos próximos dois anos. Isso representa cerca de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres no país. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%.

Sobre a Alcoa
A Alcoa é líder mundial no setor em produtos de bauxita, alumina e alumínio, com um forte portfólio de produtos de fundição e laminação de valor agregado e ativos de energia significativos. A Alcoa está construída sobre uma base de valores fortes e excelência operacional há quase 130 anos, desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna. Desde a invenção da indústria de alumínio e no decorrer da nossa história, nossos talentosos Alcoanos têm apresentado incríveis inovações e melhores práticas que nos levaram à eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes em todos os momentos em que operamos. Presente no Brasil há 53 anos, a empresa Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela nona vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida como a Melhor Empresa para se Trabalhar no setor de siderurgia pelo Guia VOCÊ S/A. Para maiores informações, visite nosso site www.alcoa.com, e siga a Alcoa no twitter @Alcoa e no Facebook: www.facebook.com/Alcoa ou www.facebook/AlcoaBrasil.

Fonte/Foto: José Ibanês – Analista de Comunicação AMG/Alcoa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.