NOVO CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF COMEÇA EM AGOSTO


Água, saneamento, nutrição, a participação de adolescentes e plataforma digital do Selo UNICEF são alguns dos assuntos abordados durante o 2º ciclo de capacitação.
O UNICEF, em parceria com o Instituto Peabiru e o Governo do Pará, promove o 2º Encontro de Capacitação, entre os dias 21 e 22 de agosto, em Santarém e Marabá (PA), para os municípios das regiões Oeste e Sul. No Pará, 115 municípios aderiram ao Selo UNICEF em 2017 e estão realizando várias atividades voltadas para promoção, garantia e realização dos direitos de crianças e adolescentes desde então.
 A formação é voltada ao (à) articulador (a) municipal do Selo, ao (à) mobilizador (a) de adolescente do Selo UNICEF e ao (à) adolescente componente do JUVA/NUCA. Entre os assuntos abordados estão “Água e Saneamento - produzindo impactos reais e positivos na vida de Crianças e Adolescentes”, nutrição, mobilização dos adolescentes, vacinação e Plataforma Crescendo Juntos.
A promoção do protagonismo dos adolescentes será o grande destaque nesta próxima capacitação, onde meninos e meninas vão poder conhecer as propostas metodológicas especificas para eles, fazendo sugestões sobre como o trabalho pode ser conduzido com o público juvenil nos municípios.
Etapas cumpridas – As atividades do Selo UNICEF iniciaram com o 1º Encontro de Capacitação, realizado entre os meses de novembro de 2017 e abril de 2018. Após a preparação, os municípios assumiram o desafio de promover o 1º Fórum Comunitário, momento de escuta qualificada da população que, junto com o diagnóstico da situação da infância e adolescência, o município prepara o Plano de Ação.
Ainda como parte das atividades do Selo, os municípios devem criar a Comissão Intersetorial, encarregada de liderar todas as ações, em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), articulado com o mobilizador de adolescente e criar o Núcleo de Cidadania do Adolescente. Este Núcleo visa engajar adolescentes do município para discussão de seus direitos e apoiar, entre outros, a mobilização da Campanha Fora da Escola Não Pode!, ação que deve ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em articulação com Assistência Social e Saúde.
Selo UNICEF - O projeto Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru, e por meio de parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.

Mais informações www.selounicef.org.br

2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF em Belém e Santarém (PA)
Data e Horário:
21/08 – Das 14h às 18h
22/08 – Das 8h às 18h
Em Santarém - Local: IESPES (Instituto Esperança de Ensino Superior) – Rua Coaracy Nunes, 3315.
Caranazal, Santarém(PA).
Em Marabá - Local: SEASPA - Rua Ubá, quadra 04, lote 02 Agrópolis do INCRA. Bairro Amapá, Núcleo Cidade Nova, Marabá - PA

Fonte: Ida Pietricovsky de Oliveira - Especialista em Comunicação do UNICEF





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.