VALDERINO PEREIRA, O "PRÍNCIPE DOS RIOS", RECEBEU HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS


Em reunião solene realizada na tarde desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o engenheiro civil Valderino Pereira da Silva, conhecido como "Príncipe dos Rios", recebeu a Medalha Josué Cláudio de Souza por seus serviços prestados ao Amazonas. Há mais de 30 anos, ele é o responsável por medir diariamente a variação de nível do Rio Negro, no Porto de Manaus.
A homenagem foi proposta pela vereadora professora Therezinha Ruiz, que é vice-presidente da 7a Comissão de Serviço Público da CMM. "Este é um reconhecimento mais do que justo de uma pessoa que presta um grande serviço para nosso Estado. Ele é uma pessoa humilde que galgou grandes conquistas e que merece todos os reconhecimentos. Ele já poderia estar aposentado e descansando, mas prefere continuar contribuindo e colaborando com a sociedade", justificou a vereadora.
Funcionário do Porto de Manaus há mais de 40 anos, é de Valderino a responsabilidade de medir e anotar a leitura hidrográfica do rio em uma régua posicionada na área portuária, atividade que desenvolve por metade de sua vida e que serve como base para órgãos como o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), já que é a partir de suas anotações que análises sobre o nível das águas são desenvolvidas.
"Meu pai me ensinou que quando nos propomos a fazer algo, temos que fazer bem feito para honrar o que ganhamos é não esperando homenagens, mas hoje, com essa homenagem, eu admito que é muito bom ser reconhecido por todas essas pessoas. Me sinto muito orgulhoso por tudo o que foi dito aqui pela professora Therezinha e todos os presentes", disse Valderino durante um discurso emocionado.
Valderino ganhou visibilidade no cenário local em virtude de sua larga experiência em acompanhar cada movimento das águas. Suas previsões, na maioria das vezes são confirmadas nos resultados das pesquisas da CPRM, embora seu conhecimento seja, na maioria das vezes, suficiente para acertar as oscilações do nível dos rios.
Por causa disso, Valderino, já foi chamado pela imprensa local, de “Senhor das Águas”, vidente, e o último, “Príncipe dos Rios”, quando explicou sobre o repiquete, fenômeno que altera a subida e descida drástica por conta das chuvas que ocorrem nas cabeceiras dos rios.
Durante o evento, o diretor-presidente do Porto de Manaus Judson Drumond falou da importância do colaborador. "Ele tem um conhecimento que precisa ser passado para as próximas gerações, sendo um privilégio tê-lo como parte da nossa equipe", afirmou.

Fonte/Foto: William Pereira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.