PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA: UNHA DE GATO


Unha de gato é uma  planta da família das trepadeiras e nativa da Amazônia, podendo também ser cultivada em outros locais de clima tropical como a América Central e outras partes da América do Sul (como Venezuela, Peru, Equador e Bolívia). Conhecida cientificamente como uncaria tomentosa, possui esse nome devido a seus espinhos lembrarem as garras de felinos de pequeno porte. Como característica, apresenta um arbusto grande, que pode chegar a até 5 metros de altura, ramos que se “agarram” (característica das plantas trepadeiras), flores brancas com toques de amarelado e espinhos em formato de gancho (as ditas “unhas de gato” que originaram seu nome). Os incas foram os responsáveis pela inclusão desta planta na medicina alternativa, por terem sido o primeiro povo a utilizar-se da mesma para este fim a partir de seus princípios ativos. Assim, o conhecimento foi repassado para os povos indígenas, que perpetuaram a cura através desta trepadeira. Tratando-se do Peru, a uncaria tomentosa foi considerada  a partir do 1º Congresso Internacional patrocinado pela Organização Mundial de Saúde uma das mais importantes ervas medicinais do país, tida como a maior descoberta medicinal desde a quinina.
Quando se deve utilizar os poderes desta planta…
    Em caso de asma;
    Tratamento de artrite;
    Para ajudar no sistema digestivo e problemas intestinais (gastrite);
    Atua como potente anti-inflamatório, sendo utilizado em casos de osteoartrite e reumatismo;
    Tratamento de infecções devido ao seu poder de melhorar a imunidade do indivíduo;
    Aids;
    Amenizar os efeitos da quimioterapia (tratamento que deve ser feito em casos de tumores);
    Caso de herpes simples;
    Diabetes;
    Sinusite;
    Viroses;
    Etc.
Receita de seu chá
Ingredientes do chá:
– Folhas trituradas de unha de gato
– Água
Como fazer o chá:
Utilizar-se da medição de 1 colher de sopa das folhas trituradas para 1 litro de água. Unir os dois e deixar ferver. Deixar a mistura no fogo por mais 3 ou 4 minutos após a fervura da mesma. Retirar do fogo após o tempo indicado e deixar em repouso por 10 minutos. Por fim, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.
Contraindicações para o uso da unha de gato
Não é recomendada a utilização desta planta durante a gravidez ou período de lactação. Pacientes transplantados, portadores de doenças autoimunes, esclerose multiplica ou tuberculose também devem evitar a ingestão da unha de gato. Aqueles que têm histórico de úlcera péptica ou cálculos biliares devem ter extremo cuidado com esta planta, devido a mesma estimular secreções ácidas do estômago.

Fonte/Foto: chabeneficios.com







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.