CAIXA-PRETA DO NAVIO ELUCIDA NAUFRÁGIO




São impressionantes as imagens e os sons da gravação da cabine do navio Mercosul Santos, uma espécie de caixa-preta que revela os diálogos e os alertas registrados pelos equipamentos minutos antes do abalroamento e naufrágio do empurrador e o comboio de nove balsas da Bertolini, por volta das 4h30 do dia 2 de agosto passado, perto de Óbidos (PA). Fica evidente que o prático do navio - um oficial médico da PM com apenas um ano de experiência na praticagem, já indiciado no inquérito policial - não atentou para a passagem simultânea de duas embarcações ao lado do seu navio, e que se comunicava apenas com uma delas, não tendo havido redução da velocidade e nem correção da rota. O radar apontou a iminência de colisão, mas ninguém tomou providência para evitar o acidente.
Ontem, o diretor do Grupamento Fluvial do Estado, delegado Dilermano Dantas, e o coronel PM André Cunha, secretário adjunto de Segurança, acompanhados pelo presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, Alexandre Von, e pelo representante da Bertolini, relataram ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, as providências para resgate das nove vítimas e do comboio, cuja perícia poderá lançar mais luzes no caso.
A Bertolini já apresentou a empresa holandesa selecionada para a salvatagem e a Marinha aprovou o plano de trabalho. No Brasil não há empresa qualificada, em razão das condições adversas de profundidade, corrente e visibilidade na garganta do rio Amazonas. 
Na quarta-feira, dia 27, será apresentado em Santarém às famílias das vítimas e à imprensa o escopo do plano de salvatagem. A execução da reflutuação só durará cerca de 12 dias, mas a operação logística é complexa, já começou e vai se demorar até novembro. Envolve uma cábrea (guindaste para cargas pesadas) com capacidade para levantar 1.200 toneladas, que será desmontada na Holanda, embarcada em navio e remontada no Brasil, e que vai pinçar com uma rede o empurrador a 63m de profundidade, sem utilização de mergulhadores.

Fonte/Foto: Franssinete Florenzano – uruatapera.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.