CAIXA-PRETA DO NAVIO ELUCIDA NAUFRÁGIO
São
impressionantes as imagens e os sons da gravação da cabine do navio Mercosul
Santos, uma espécie de caixa-preta que revela os diálogos e os alertas
registrados pelos equipamentos minutos antes do abalroamento e naufrágio do
empurrador e o comboio de nove balsas da Bertolini, por volta das 4h30 do dia 2
de agosto passado, perto de Óbidos (PA). Fica evidente que o prático do navio -
um oficial médico da PM com apenas um ano de experiência na praticagem, já
indiciado no inquérito policial - não atentou para a passagem simultânea de
duas embarcações ao lado do seu navio, e que se comunicava apenas com uma
delas, não tendo havido redução da velocidade e nem correção da rota. O radar
apontou a iminência de colisão, mas ninguém tomou providência para evitar o acidente.
Ontem,
o diretor do Grupamento Fluvial do Estado, delegado Dilermano Dantas, e o
coronel PM André Cunha, secretário adjunto de Segurança, acompanhados pelo
presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, Alexandre Von, e pelo
representante da Bertolini, relataram ao presidente da Assembleia Legislativa,
deputado Márcio Miranda, as providências para resgate das nove vítimas e do
comboio, cuja perícia poderá lançar mais luzes no caso.
A
Bertolini já apresentou a empresa holandesa selecionada para a salvatagem e a
Marinha aprovou o plano de trabalho. No Brasil não há empresa qualificada, em
razão das condições adversas de profundidade, corrente e visibilidade na
garganta do rio Amazonas.
Na
quarta-feira, dia 27, será apresentado em Santarém às famílias das vítimas e à
imprensa o escopo do plano de salvatagem. A execução da reflutuação só durará
cerca de 12 dias, mas a operação logística é complexa, já começou e vai se
demorar até novembro. Envolve uma cábrea (guindaste para cargas pesadas) com
capacidade para levantar 1.200 toneladas, que será desmontada na Holanda,
embarcada em navio e remontada no Brasil, e que vai pinçar com uma rede o
empurrador a 63m de profundidade, sem utilização de mergulhadores.
Fonte/Foto: Franssinete Florenzano –
uruatapera.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário