PUBLICOM REÚNE MAIS DE 300 PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO EM SANTARÉM
"Além das belezas naturais, adorei a gastronomia. Comi um
surubim que deveria ser considerado patrimônio histórico do Estado”, brincou
Zeca Camargo, ao comentar suas impressões sobre Santarém desde sua última
visita, no inicio dos anos 80.
Jornalistas,
estudantes e profissionais que atuam na área de comunicação na região do Baixo
Amazonas lotaram o auditório do Ministério Público do Estado em Santarém para
participar do primeiro dia do Encontro de Comunicação do Pará – Publicom na
tarde desta segunda-feira (28). Organizado pela Secretaria de Estado
Comunicação (Secom), o evento teve como destaque de abertura a palestra “Pará:
descobrindo outros mundos para se conectar”, ministrada pelo jornalista Zeca
Camargo.
“Quando
fui convidado para participar do Publicom e soube que o assunto seria turismo,
ainda mais no Pará, não pensei duas vezes e topei. Até porque sempre que me
chamam pra falar de turismo eu fico muito feliz, pois além de ser um assunto
que eu gosto de falar, é uma vocação”, disse.
O
jornalista comentou que ficou impressionado com as belezas de Santarém. “Eu já
tinha vindo a Santarém, no começo dos anos 80, então eu não lembrava de muita
coisa. Naquela época a vila de Alter do Chão não tinha quase nada, não tinha
hotéis. Hoje quando visitei fiquei encantado com o que vi. Além das belezas
naturais, adorei a gastronomia. Comi um surubim que deveria ser considerado
patrimônio histórico do Estado”, brincou.
Além
do turismo, outros temas foram debatidos no primeiro dia do Publicom, como a
relação entre o jornalismo e as redes sociais, conduzido pelas jornalistas
Franssinete Florenzano, da Assembleia Legislativa do Estado, e Adelaide
Oliveira, da Rede Cultura. A jornalista Cleide Pinheiro, da Temple Comunicação,
falou sobre os riscos, crise de imagem e os desafios da gestão de reputações na
era digital.
Público abrangente – A presença de profissionais de
comunicação de todas as partes da região do Baixo Amazonas foi marcante no
evento. O jornalista Márcio Garcia, de Oriximiná, viajou oito horas de barco só
para participar do Publicom. “Quando soubemos que teríamos a oportunidade de
participar desse evento em Santarém, ficamos muito entusiasmados. É uma chance
incrível de viver novas experiências e trocar conhecimento”, disse.
Assessora
de imprensa no município de Mojuí dos
Campos, Regina Lúcia, também encarou uma longa viagem de barco para participar
do encontro. “O Publicom já se tornou uma tradição para quem trabalha com
comunicação. Que bom que esse evento também chegou a nossa região. Vou
aproveitar cada minuto e tentar repassar tudo que aprender para outros colegas
que não tiveram como vir”.
O
prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve presente na abertura do evento e
disse que os temas abordados são oportunidades para que os potenciais
turísticos da região sejam ainda mais divulgados e explorados por quem trabalha
com a mídia. “Temos pesquisas que comprovam que o turismo tem crescido cada vez
mais aqui na região. Por esse motivo, é com muita alegria que recebemos esse
evento, principalmente por ver uma plateia lotada por formadores de opinião que
produzem conteúdo sobre as belezas do Tapajós”, ressaltou.
Para
o secretário de Comunicação do Estado, Daniel Nardin, a realização do evento é
uma das ações estratégicas para trabalhar a comunicação no Estado. “A gente
vive um momento de intensa comunicação, na imprensa, nas redes sociais. Mas é
preciso parar um pouquinho para debater como essa comunicação está sendo feita para
não termos simplesmente um volume maior de conteúdos e, sim, uma comunicação
melhor. E, nesse sentido, os debates tem sido importantes, assim como a troca
de conhecimento entre todos, promovendo um momento especial entre profissionais
de diferentes gerações e cidades da região, além da participação dos
estudantes, que está magnífica”, disse.
Sala de aula – O Publicom em Santarém fez com
que os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade da
Amazônia (Unama), em Santarém, saíssem da rotina da sala de aula para viver uma
aula prática de comunicação. A professora da disciplina Teoria da Comunicação,
Maria Lúcia Moraes, liberou toda a sua turma para que os alunos pudessem
participar do evento. “Aproveitei a oportunidade do Publicom para sairmos um pouco da teoria e fazermos uma
aula prática. Pedi para meus alunos produzirem artigos e matérias sobre a
programação do evento. Tenho certeza que a experiência será muito útil para
eles”, disse.
A
estudante de Jornalismo Alessandra Silva disse que há tempos tinha o desejo de
participar do Publicom. “Já estou quase para me formar e precisava desse tipo
de capacitação, principalmente para enriquecer o meu trabalho de conclusão de
curso. Vou aproveitar cada minuto”.
O
Publicou contou ainda com as presenças do diretor do Hospital Regional do Baixo
Amazonas, Herbert Moreschi ,o vice-reitor da Universidade Federal do Oeste do
Pará (Ufopa), Anselmo Colares, e da professora Mariana Mileo, coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade da
Amazônia (Unama) em Santarém.
A
programação do Publicom continua nesta terça, com o debate de temas como
jornalismo humanizado, o texto na TV, a linguagem das narrativas digitais e
turismo, entre outros.
O
encerramento será marcado pelo lançamento da Quarta Edição do Prêmio de
Jornalismo em Turismo, organizado pela Secom, Associação Brasileira de
Jornalistas de Turismo (Abrajet/PA) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur),
e ainda pelo lançamento da campanha institucional do governo que terá como tema
o turismo.
O
Publicom é o maior evento de comunicação do Pará e de 2015 a 2017 já passou
pelos municípios de Xinguara, Bragança, Redenção, Belém, Parauapebas e
Paragominas, reunindo mais de dois mil participantes.
Programação:
Dia
29 de agosto:
14h
- Espaço dos Apoiadores
Prefeitura
de Santarém / Projeto Territórios Sustentáveis, Pró-Saude e Ministério Público.
15h
– ‘Jornalismo Humanizado’ - Cláudia Fusco (ONG Think Olga)
16h30
– ‘Texto na TV’ - Suelen Reis (TV Anhanguera), Paulo Silber (Secom) e Trisha
Guimarães
18h
– Coffee Break
18h30
– ‘Hipertexto: A linguagem das narrativas digitais’ - Mauro Lima (Secom)
19h30
– ‘Rebranding Turístico: Entendendo destinos como marca’ (Nando Torres -
ARTplan-Mtur)
20h30
- Lançamento da Quarta Edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo
(Abrajet/Setur/Secom) – Adenauer Góes (Setur)
Fonte/Foto: Bruna Campos, Agência Pará de
Noticias/Márcio Ferreira

Nenhum comentário:
Postar um comentário