EM SANTARÉM-PA, PASTORAL CARCERÁRIA ALERTA PARA SITUAÇÃO CRÍTICA DO PRESÍDIO


Penitenciária de Cucurunã possui aproximadamente 700 detentos

Entidade teme graves consequências de uma possível guerra entre facções
Eles devem voltar a visitar o local para tentar evitar uma tragédia
A Pastoral Carcerária alerta para situação precária e as consequências de uma possível guerra entre facções no Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, localizada na comunidade de Cucurunã, em Santarém, oeste do Pará. De acordo com a entidade, que realiza trabalho de ressocialização dentro do presídio, existe a preocupação é que mais mortes possam ocorrer. Por questões de segurança, eles tiveram que ficar afastados três semanas sem fazer vistas. Nesta quarta-feira (11) eles devem voltar a conversar com os presos na tentativa de evitar uma tragédia.
De acordo com as informações da entidade, existem três facções que se formaram dentro da penitenciária e duas se uniram contra a terceira pelo poder dentro da casa penal. “Nós tememos que estas facções tomem as ruas e virem milícias, que são de certa forma financiadas pelo tráfico de drogas. Estas facções estão guerreando para de certa forma para saber quem é o mais forte”, relata José Ronaldo de Brito, Coordenador da Pastoral Carcerária em Santarém.
Nos últimos dias o clima é de medo porque os presos já denunciam que há uma lista com nomes de pelo menos 80 internos que estão jurados de morte. “Existe esta lista e nós não temos o nome destas pessoas e cabe a justiça e ao sistema de inteligência da polícia averiguar. É um ambiente aonde a qualquer momento possa ter rebeliões com mortes, porque já receberam notificações do, digamos assim, quartel deles para que houvesse mais mortes”, diz José Ronaldo.
No início de dezembro, duas pessoas foram mortas dentro do complexo penitenciário as denúncias de armamentos encontrados dentro das celas são frequentes. A estrutura do local é precária e parte do teto de um dos pavilhões caiu em cima de um interno. A população carcerária é de aproximadamente 700 presos quando a capacidade é para 360. As fugas são constantes.
A preocupação é que aconteça em Santarém, o mesmo que aconteceu nas penitenciárias das amazonas e Roraima onde dezenas de presos foram assassinados. A pastoral carcerária diz que a segurança no presidio já foi reforçada com o apoio do grupo tático operacional
“Vieram guarnições de Belém, o grupamento tático está lá fazendo um bom trabalho, mas são muitos homens lá dentro. A pastoral carcerária passa a ser uma opção para aqueles que não tem vez e voz e ajudamos na medida do possível. Então, eles passam muitas informações para nós que tentamos levar este grito silencioso destas pessoas que clamam por justiça, pela angústia de pessoas que querem saber da situação de seus parentes sentenciados a morte lá dentro. É um momento de muita preocupação”, conclui o coordenador da Pastoral Carcerária.
Mortes
No dia 8 de dezembro, Ednailson Cleiton Maranhão Souto, de 26 anos foi morto a golpes de estoque - uma arma artesanal pontiaguda - dentro da própria cela. No dia 13, o detento Alexsander Ferreira Silva foi decapitado por outros presos durante um tumulto. O caso foi repassado para a Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

Fonte/Foto: G1 Santarém/Reprodução TV Tapajós

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.