DIÁRIO DO PARÁ REPUBLICA COMO INÉDITA NOTÍCIA DE 2 ANOS ATRÁS




Notícia de assalto a carro forte é a mesma publicada há dois anos, segundo Sistema de Segurança
Repercutiu na internet ontem, quarta-feira (01), a informação sobre a republicação de uma reportagem na capa do jornal Diário do Pará. O jornal republicou matéria de um assalto a um carro forte, no interior do Pará, ocorrida há dois anos, como inédita, em sua edição desta quarta-feira (01). Uma arte comparando as duas capas, produzida pela Agência Pará, em resposta ao fato, está sendo compartilhada em várias redes sociais durante todo o dia.
A manchete do jornal mostra a foto do carro-forte, na rodovia na rodovia PA-150, entre Moju e Tailândia, que teria explodido na madrugada de ontem, 31 de maio de 2016, mas o referido fato ocorreu em 28 de agosto de 2014, segundo o Sistema de Segurança Pública do Estado.
O Sistema de Segurança Pública do Pará respondeu o caso, através de nota na Agência Pará. Segundo a nota o fato a que o jornal se refere é o de 28 de agosto de 2014 e que resultou na identificação de onze criminosos. Cinco foram presos uma semana após o fato, um foi morto em confronto com a polícia e os demais foram capturados em operações policiais.
Na mesma nota o Sistema de Segurança Pública condena a prática de divulgação de falsas informações, que não prejudicam somente os leitores, mas também o Estado e os servidores da área de segurança.
Cita ainda que há vários casos em que impera a falta de apuração rigorosa e se decide publicar conteúdo enviesado e incorreto, sendo um deles o ocorrido em julho de 2013 quando uma falsa notícia tentava convencer os leitores de que a Fundação Santa Casa, hospital de referência em atendimento materno-infantil, estava “abandonada”.  Lembra que as fotos publicadas pelo jornal foram feitas em novembro de 2012, e saíram no jornal La Prensa do Hospital de Ocidente, localizado na cidade de Santa Rosa de Copán, em Honduras.

Fonte/Foto: Redação ORM News/Reprodução Agência Pará de Noticias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.