MOSTRA FOTOGRÁFICA RETRATA RIOS, IGARAPÉS E LAGOS DO AMAZONAS




Imagens do fotógrafo e artista plástico Edson Keiroz exibem Amazônia dos últimos dez anos.
Intitulada ‘Rios da Minha Aldeia’, a exposição é inspirada em um verso do poema ‘O Guardador de Rebanhos’, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa).
Manaus - Caboclo nascido, literalmente, na beira do rio — mais precisamente em Paraná da Eva, localizado entre os municípios de Itacoatiara e Manaus —, Edson Keiroz pode até ter saído da natureza, mas a natureza não saiu de dentro dele. Graduado em publicidade pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), o pintor hiperrealista e cadeirante estreou, nesta quinta-feira (5), no espaço Thiago de Mello, na Saraiva Megastore do Manauara Shopping, a sua primeira exposição exclusivamente dedicada às fotografias de natureza. 
Intitulada ‘Rios da Minha Aldeia’, a exposição, inspirada em um verso do poema ‘O Guardador de Rebanhos’, de Alberto Caeiro (heterônimo criado por Fernando Pessoa), conta com 20 fotografias feitas, ao longo dos últimos dez anos, em cinco rios diferentes.
“Ainda na infância, tive contato com a pintura a óleo, época em que pintava as paisagens que via em calendários e cartões-postais”, conta o artista. “Iniciei minhas aventuras fotográficas em 1994. Nessa época, com o dinheiro das vendas das telas da minha primeira exposição, comprei minha primeira câmera”, completou ele, ressaltando que, a partir daí, passou a viajar pelo  interior do Amazonas, fotografando rios, lagos e igarapés.
De acordo com Edson, em princípio, as fotografias serviam como modelos para suas pinturas hiperrealistas. “Como artista plástico, participei de diversas exposições, individuais e coletivas. Mas, aos poucos, a fotografia foi conquistando o seu espaço e, de mera coadjuvante das pinturas, passou a ser a protagonista”, explicou. E é desse protagonismo que surgiu a atual exposição.
Mesmo com um banco de imagens que já ultrapassa mais de 4 mil fotos, Edson não para. “Neste segundo semestre, devo ir para Anavilhanas fazer uma documentação fotográfica completa do ciclo do rio, das praias ao igapó”, disse o fotógrafo. Para ele, o projeto, assim como todos os outros anteriores, é uma forma de escape.
“A natureza sempre esteve presente na minha vida e a fotografia é um pretexto para eu fugir da selva de pedras e estar, novamente, dentro do mato”, concluiu o artista.

SERVIÇO
O quê: Exposição ‘Rios da Minha Aldeia’, de Edson Keiroz
Quando: Desta quarta até o dia 13 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 22h
Onde: Espaço Thiago de Mello (Livraria Saraiva, Manauara Shopping, Adrianópolis)

Fonte/Foto: Redação - portal@d24am.com/Divulgação


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.