TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE CELPA E SEMMA É ASSINADO, EM BELÉM-PA



A concessionária e a Secretaria de Meio Ambiente pretendem otimizar os procedimentos que envolvem a arborização urbana e a rede elétrica
Na manhã desta segunda-feira (30) ocorreu no auditório da Celpa, na Rodovia Augusto Montenegro, o workshop “O Sistema Elétrico e a Arborização Urbana”. No evento, houve a assinatura do termo de cooperação técnica para manutenção urbana e do sistema elétrico em Belém. A inciativa pretende alinhar os direcionamentos de trabalho em relação ao planejamento e manejo da arborização, bem como outros itens que envolvem a vegetação, a urbanização e o sistema elétrico na capital. Além de representantes da concessionária de energia elétrica, participaram da ação membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Ministério Público Estadual.
De acordo com o executivo da área de Meio Ambiente da Celpa, Ivan Aragão, a Celpa enquanto concessionária de energia tem um papel decisivo no processo de encontrar oportunidades de melhoria. “O que nós pretendemos é levar energia elétrica com cada vez mais qualidade também aos nossos clientes das zonas urbanas, onde geralmente a fiação é cercada por vegetação, sobretudo as mangueiras. Para isso contamos com o um planejamento junto a Semma para que o trabalho seja otimizado em relação a poda de árvores e outros procedimentos”, diz o executivo.
O termo de cooperação técnico entre a concessionária e a Secretaria  Municipal de Meio Ambiente já existia. Na ocasião, foi assinada uma revisão do documento, que se adequou ao plano de arborização da cidade de Belém.  A ideia é que os trabalhos desenvolvidos em áreas urbanas, no que diz respeito a vegetação, ocorram de maneira mais dinâmica e que prejuízos à população sejam evitados ao máximo.
Para o secretário municipal de meio ambiente, Deryck Pantoja Martins, que participou da assinatura do termo, a iniciativa só tende a melhorar a colaboração entre esses dois atores do processo. “Com certeza será aberto um melhor canal de comunicação entre a Celpa e a Semma em que poderemos aperfeiçoar as metodologias, cumprimento de prazos e, sobretudo, garantir segurança e conforto a população que convive diretamente com a arborização urbana”, avalia. 
COOPERAÇÃO - A gestão da arborização urbana cabe a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nos casos em que a população avaliar que árvores possam representar ameaças ao sistema elétrico a secretaria deve ser acionada por meio de seu portal de internet (www.belem.pa.gov.br/semma/). A partir daí, caso seja necessário, o órgão entrará em contato com a concessionária de energia elétrica para que os cuidados em relação a rede elétrica sejam tomados.
O promotor do Ministério Público do Estadual, Nilton das Chagas, também avalia a parceria como positiva. “Com este termo de cooperação esperamos evitar qualquer tipo de ruído no trabalho que envolve essas duas instancias. Quem ganha com isso é a população, que poderá usufruir de energia de qualidade e contar com uma boa paisagem urbana”, finaliza Nilton.

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa- Celpa 
Contatos: Cora Coralina / Jamylle Vieira / Anselmo Monteiro
Telefone: (91) 3210.6703 /3210.6781 /9 8871.4539/ 9 8871.2147/ 9 8100.8842

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.