PRESSÃO DO OCEANO DEIXA ENCONTRO DE RIOS 'DIFERENTE' EM SANTARÉM, PARÁ


Encontro das Águas ser visto da Praça do Mirante

Segundo especialista, é como se rios se empurrassem.
Fenômeno natural não causa prejuízos ao meio ambiente.
Neste período do ano, o encontro dos rios Amazonas e Tapajós, em frente ao município de Santarém, oeste do Pará, fica "diferente" em alguns momentos do dia. Uma hora o Amazonas predomina, e em outro momento o Tapajós é o mais abundante. De acordo com o especialista em fenômenos aquáticos, Reinaldo Peleja, isso ocorre devido a influência da maré do oceano Atlântico sobre o rio Amazonas. (Veja o vídeo acima)
Peleja afirma que o fenômeno é natural e não causa prejuízos ao meio ambiente. É como se o rio Amazonas apenas "empurrasse" o Tapajós. “O rio Tapajós aqui está com vazão de 1.500 à 3.000 metros cúbicos por segundo. Então qualquer estagnação do rio Amazonas ele dá reflexo aqui no rio Tapajós”, explicou.
De acordo com o especialista, a alteração fica mais visível nos períodos de pico da seca, que são nos meses de outubro e novembro e nas fases de lua cheia e lua nova. “Nesse período agora, o rio Tapajós está com uma diferença mais ou menos de 36% de vazão menos que o rio Amazonas. Quando o rio Amazonas sofre essa retração, ele aumenta o nível aqui na região de até 40 centímetros. Isso se reflete na foz do rio Tapajós”, concluiu.
O famoso Encontro das Águas dos rios Tapajós e Amazonas, se tornou patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará, em setembro de 2014.

Fonte/Foto: g1.globo.com/Zé Rodrigues

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.